15.07.2013Inscrições abertas para projetos da Corrente Cultural 2013

Estão abertas até 24 de julho as inscrições de projetos para a Corrente Cultural 2013. A seleção será feita por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, que escolherá 30 propostas artísticas para compor a grade de programação de espaços culturais independentes e logradouros públicos de Curitiba. Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, a Corrente Cultural está em sua quinta edição e será realizada de 3 a 10 de novembro.

O edital selecionará projetos em cinco modalidades, conforme o local em que a ação cultural vai se desenvolver: espaços cênicos, espaços musicais, espaços de artes visuais, parques e logradouros públicos, e terminais de ônibus e Ruas da Cidadania. Cada projeto selecionado será contemplado com o valor máximo de R$ 10 mil. O total disponibilizado pelo Fundo Municipal para a Corrente Cultural é de R$ 350 mil, incluindo R$ 50 mil para as despesas com as atividades de apoio. Os projetos contemplados pelo edital serão realizados entre os dias 3 e 8 de novembro. Os dias 9 e 10 terão outras atrações, que ainda serão confirmadas.

Descentralização – De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro, a principal característica da Corrente Cultural deste ano é a sua descentralização. “Privilegiamos a diversidade de locais para que as atrações se estendam por toda a semana, em todas as regiões da cidade, permitindo que um maior número de pessoas participe e aproveite a Corrente Cultural”, diz. Segundo ele, as atrações da semana da Corrente servem como um aquecimento para o auge da programação, reservado para sábado e domingo.

O edital da Corrente Cultural foi finalizado após Consulta Pública, realizada no mês de maio, em que o público interessado se manifestou, apresentando suas críticas e sugestões. O procedimento da Consulta Pública segue uma postura adotada pela Prefeitura para aumentar a participação da sociedade nas decisões que envolvem a política cultural da cidade.

O edital, as normas complementares e formulários estão disponíveis no endereço www.fccdigital.com.br/leidoincentivo/textos.asp?id=97. Também podem ser obtidos no Protocolo da Fundação Cultural de Curitiba, na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30, mediante o pagamento das respectivas cópias. Dúvidas e pedidos de informações devem ser dirigidas para o e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Dúvidas Frequentes: Clique no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/edital-da-corrente-cultural-r-duvidas-frequentes/ para maiores esclarecimentos.

Autor: Assessoria de imprensa da FCC