15.12.2020 Inscrições abertas para cursos regulares on-line do Conservatório de MPB em 2021

Estão abertas até 26 de janeiro de 2021 as inscrições para alunos novos dos Cursos Regulares do Conservatório de MPB de Curitiba relativas ao 1º semestre de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conservatoriodempb.com.br . De acordo com as medidas de segurança diante da pandemia de covid-19, todas as aulas serão ministradas de forma on-line.

“Desde o 1º semestre letivo de 2020, os professores do CMPB vêm optando pelas aulas on-line, que foram muito bem recebidas pelos alunos. Em tempos de quarentena forçada, o ensino à distância torna-se uma excelente opção e tem sido adotado por muitos profissionais docentes da música e de outras áreas em todo o Brasil, oportunizando a continuidade dos estudos dos alunos de forma segura e eficiente”, destaca a coordenadora pedagógica do Conservatório, Mari Lopes.

Para o 1º semestre letivo de 2021, o Conservatório de MPB oferece 22 cursos regulares de periodicidade semestral, entre instrumentos, canto, disciplinas teóricas e cursos específicos para crianças. As aulas são ministradas em grupo.

São eles: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, violão 7 cordas e viola caipira.

As disciplinas teóricas ofertadas são: LEM (linguagem & estruturação musical), harmonia funcional, história da MPB e composição & arranjo instrumental em MPB. Para crianças, de 7 a 12 anos, há cursos de bateria, violão e piano. As Práticas de Conjunto, que fazem parte da grade de cursos, retornarão somente quando as aulas voltarem a ser presenciais.

Na 1ª fase das inscrições, o candidato deverá ler atentamente o edital geral, as Informações Gerais sobre o curso de seu interesse e em seguida preencher a ficha de inscrição.

A inscrição poderá ser feita em quantos cursos o candidato tiver interesse. Somente em relação a um mesmo curso (que seja disponibilizado por dois professores diferentes), o candidato deverá optar por um dos professores.

Após esse procedimento, o candidato deverá aguardar o edital de aprovação da 1ª fase. Se for aprovado, passará para a 2ª fase das inscrições quando se submeterá a um teste/entrevista realizado on-line. A lista com os nomes dos selecionados – na 1ª e 2ª fases – será divulgada no próprio site.

Gratuidade – Os alunos poderão cursar gratuitamente 01 (uma) disciplina teórica se estiverem matriculados como pagantes em algum curso de instrumento ou canto. Para tal, os candidatos deverão se inscrever na disciplina teórica escolhida dentro dos prazos, conforme o procedimento padrão, passando pelas duas fases de inscrição e realizar sua matrícula.

Inscrições para novos alunos do Conservatório de MPB de Curitiba: – 1º semestre letivo 2021- ON LINE
Inscrições: de 14 de dezembro de 2020 a 26 de janeiro de 2021 pelo site www.conservatoriodempb.com.br
Atenção: no 1º semestre de 2021, os alunos serão isentados da taxa de matrícula.
Valores: cursos de instrumentos ou canto (aulas em grupo) – 5 x R$ 120.
Valores: curso de clarinete (aulas em dupla) – 5 x R$ 160.
Valores: disciplinas teóricas (aulas em grupo) – 5 x R$ 50, *ou gratuitas, caso o aluno esteja matriculado como pagante em algum curso de instrumento ou canto.
Informações: pelo e-mail secretariacmpb@curitiba.pr.gov.br
Informações pedagógicas: pelo e-mail marielopes@curitiba.pr.gov.br
Início das aulas – a partir de 22 de fevereiro de 2021

Cursos Regulares do 1º semestre 2021
*As aulas do CMPB são em grupo.

Cursos para adultos (a partir de 13 anos completos): acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, violão 7 cordas e viola caipira.
Carga horária: 16 aulas de 1h.

Cursos para crianças de 7 a 12 anos: bateria, piano e violão.
Carga horária: 16 aulas de 1h.

Disciplinas teóricas (a partir de 13 anos completos): composição & arranjo instrumental em MPB, LEM (linguagem e estruturação musical), harmonia funcional e história da MPB.
Carga horária: 16 aulas de 2h.

Sobre o Conservatório de MPB

No dia 07 de outubro de 2020, o Conservatório de MPB de Curitiba completou 27 anos de existência dedicados ao ensino, à pesquisa, e à produção e divulgação de eventos artístico-culturais na área da música popular brasileira.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a instituição é um centro de referência em música popular brasileira oferecendo cursos regulares. A cada semestre, são aproximadamente 900 alunos buscando, a preços acessíveis, o aprendizado e o aperfeiçoamento da música brasileira, com acompanhamento de professores sérios e reconhecidamente gabaritados.

Além disso, o CMPB mantém quatro grupos artísticos (as Orquestras À Base de Sopro e À Base de Corda, o Coral Brasileirinho, o Vocal Brasileirão e o Grupo Brasileiro); promove shows e atividades artístico-pedagógicas como workshops, workshows e masterclasses e realiza atividades musicais permanentes como as suas rodas de choro, samba e música caipira, abertas ao público.

Conheça o Conservatório de MPB