28.11.2014Inscrições abertas para curso de “cajón” no Conservatório de MPB

O Conservatório de MPB de Curitiba está recebendo inscrições para o curso intensivo “Cajón e suas possibilidades”, ministrado pelo músico Vina Lacerda, com aulas nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 19h30 às 21h30. O investimento é de R$ 100, em parcela única, no ato de inscrição, sendo que o aluno deve ter idade mínima de 14 anos. Informações pelo telefone (41) 3321-3315.

O curso pretende dar ao estudante um panorama geral das diferentes utilizações do cajón (pronuncia-se “carron”), que é construído totalmente em madeira e teve origem no Peru colonial, usado pelos escravos africanos. O instrumento de percussão encanta pela simplicidade e desempenho, além da potente vibração e versatilidade. O cajón atravessou as fronteiras do Peru e tem encontrado espaço nas expressões musicais de diferentes culturas. Por ser um instrumento simples e barato, vem se popularizando no Brasil, revelando-se um acompanhamento muito rico para voz e violão.

Durante as aulas, o percussionista Vina Lacerda irá trabalhar as técnicas essenciais de execução do cajón e suas aplicações em variados ritmos, abordando a utilização do instrumento na música pop, na música brasileira, na música flamenca e na música afro-peruana. Caso o aluno não tenha o cajón, poderá adquiri-lo no primeiro dia de aula, no próprio Conservatório de MPB, que estará vendendo instrumentos “Cajón Sallum”.

O professor – Vina Lacerda iniciou seus estudos no Conservatório de MPB de Curitiba, integrando as orquestras À Base de Sopro e À Base de Corda. Bacharel em Percussão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), é autor dos livros “Pandeirada Brasileira”, “Pandeirada Brasileira Pocket Edition” e “Instrumentos e Ritmos Brasileiros Vol. I”.

Trabalhando com importantes artistas da música brasileira, acumula participações em festivais de música no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Atuou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antigua de Curitiba e com a companhia suíça “We Spoke: New Music Company”, exibindo trabalhos em dezenas de discos e também na produção de trilhas sonoras. Integrante do grupo “Mano a Mano Trio”, Vina Lacerda é professor do curso de Percussão Popular do Conservatório de MPB de Curitiba.

Serviço:
Inscrições abertas para o curso intensivo “Cajón e suas possibilidades”, ministrado pelo músico Vina Lacerda.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Secretaria de Cursos (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Datas e horário do curso: dias 10,11 e12 de dezembro de 2014, das 19h30 às 21h30.
Investimento de R$ 100, em parcela única, no ato de inscrição.
Idade mínima: 14 anos.
Informações pelo telefone (41) 3321-3315.
Observação: traga seu cajón. Caso não tenha, o Conservatório de MPB estará disponibilizando instrumentos “Cajón Sallum” para venda no primeiro dia de aula.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar