05.12.2011Inscrições abertas para a III Conferência Municipal de Cultura

Estão abertas as inscrições para a III Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba, com o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa”. As inscrições devem ser feitas pelo site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br até o dia 15. No dia 17, até o meio-dia, as inscrições podem ser feitas no local.

O objetivo principal da Conferência é apresentar sugestões para a elaboração, implementação e o acompanhamento do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. O público-alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, mas podem participar todos os cidadãos com mais de 16 anos.

“Essa conferência é a forma mais democrática de discussão de políticas e estratégias para a cultura em nossa cidade”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli. Para ela a Conferência Municipal possibilitará a definição conjunta de propostas para o setor cultural. “É uma oportunidade que deve ser muito bem aproveitada, para refletirmos juntos – poder público, classe artística e todos os cidadãos interessados – sobre as prioridades e objetivos a serem perseguidos. Tudo para garantir o acesso e valorizar cada vez mais a nossa produção cultural”, declara.

Os participantes serão organizados em seis grupos conforme a opção de inscrição. Os eixos temáticos de discussão são: Patrimônio Natural e Cultural, Espetáculos e Celebrações, Artes Visuais e Artesanato, Livros e Periódicos, Audiovisual e Mídias Interativas, Design e Serviços Criativos.

O representante do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira vem a Curitiba para participar do evento e apresentar um painel expositivo com o tema "Políticas Públicas para a Economia Criativa Brasileira". Ele está à frente da Diretoria de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério e tem experiência profissional e acadêmica na área de gestão, com ênfase em negócios internacionais, inovação e economia criativa. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Foi analista do Sebrae Ceará e Diretor Executivo do Senac Ceará.

Regulamento – As propostas de todos os integrantes serão ouvidas e votadas. Os não inscritos poderão participar apenas como ouvintes, sem direito à voz e voto. A Conferência não poderá ser realizada caso não seja atingido o número mínimo de 100 (cem) inscritos ou não estejam presentes no ato da instalação 1/3 (um terço) do total de inscritos. Podem participar da III Conferência pessoas residentes em Curitiba, representantes de instituições governamentais e não governamentais com área de atuação relacionada à cultura e que abranja a área geográfica do município.

A comissão organizadora da Conferência Municipal é presidida pela diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba Janine Malanski e composta por Héliomar Jerry Dutra de Freitas, Diani Eire Camilo Mossato, Filomena Nercy Hammerschmidt, Alex Sandro Ribeiro de Pontes, Alexsandro dos Santos Bonfim, Ernesto Yuki Doi, Gehad Ismael Hajar, Luis Carlos Baduy, Otavio Mariano da Silva, Sandro Luis Fernandes, Eliane Mara de Souza Chichof e Mário Barbosa Silva.

 

PROGRAMAÇÃO

Local: Memorial de Curitiba

17 de dezembro de 2011 (sábado)

8h às 12h inscrições no local (para quem não fez pelo site)

8h às 9h café e credenciamento

9h às 9h15 composição da mesa de abertura

9h15 às 9h30 apresentação musical

9h30 às 10h abertura da Plenária – apresentação da mesa

10h às 11h20 painel expositivo com Luiz Antônio Gouveia Tema: "Políticas públicas para a economia criativa brasileira"

11h30 às 12h30 formação dos grupos de discussão e escolha dos coordenadores

12h30 às 13h horário livre para almoço

13h30 às 18h grupos de discussão

 

18 de dezembro de 2011 (domingo)

9h às 9h30 café e apresentação musical

9h30 às 13h30 Plenária final

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar