04.03.2011Infraestrutura do carnaval garante diversão e segurança para os foliões

Alegria e descontração, temperadas com segurança e conforto, estão entre os ingredientes do tradicional desfile das escolas de samba de Curitiba, que toma conta da Avenida Cândido de Abreu, neste sábado (5). A infraestrutura preparada pela Prefeitura Municipal permite que o folião vibre com os enredos levados para o asfalto, ao mesmo tempo em que desfruta de uma série de serviços. Entre eles estão as arquibancadas gratuitas, com capacidade para duas mil pessoas, e lugares reservados para portadores de necessidades especiais, gestantes, idosos e mulheres com crianças de colo, além de quatro camarotes para os jurados do desfile.

A Fundação Cultural de Curitiba, que é responsável por toda a organização do evento, trabalha em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, como Abastecimento, Urbanismo, Saúde, URBS e Diretran. “Vamos mostrar que o curitibano sabe brincar o carnaval e prestigia a festa mais popular do país de maneira espontânea, traduzindo a diversidade cultural desta cidade que abriga diversas etnias”, destaca Maria Christina de Andrade Vieira, presidente da Fundação Cultural.

Na relação dos itens de atendimento na avenida também consta a instalação de 32 banheiros químicos e 20 barracas de alimentação, com isolamento de todo o perímetro da festa por meio de grades de proteção. O atendimento médico com três ambulâncias do Samu e uma do Siate, mais o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, garante a tranquilidade de um público estimado em 20 mil foliões somente para o desfile.

Para os festejos carnavalescos de 2011, que mobilizam mais de 30 mil pessoas, a Prefeitura de Curitiba investiu um total de R$ 535 mil. Desse montante, R$ 146,5 mil foram destinados às agremiações, definidas por meio de edital, e o restante da verba financiou a infraestrutura da Avenida Cândido de Abreu e outros eventos, como o concurso para o Cortejo Real (rei, rainha e princesas do Carnaval 2011), a produção do Bloco Rancho das Flores e os bailes populares que acontecem no Ginásio de Esportes do Bairro Novo, na segunda e terça-feira (7 e 8).

Desfile e bailes – A folia começa às 18h30 de sábado (5), com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent, Boi de Pano e Rancho das Flores. As escolas do Grupo de Ascensão, ou Grupo B (Internautas e Unidos de Pinhais), entram na avenida a partir das 21h, seguidas pelas escolas do Grupo A (Mocidade Azul, Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza), com desfile previsto para ter início às 23h30 e término às 3h da madrugada de domingo.

As escolas vencedoras do Carnaval 2011 de Curitiba serão conhecidas no domingo (6), após a apuração dos votos do júri, no encontro que acontece no Memorial de Curitiba, a partir das 14h. As notas serão atribuídas por um total de 20 jurados, sendo dois nomes para cada um dos seguintes quesitos: bateria, samba enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.

O carnaval de Curitiba promete a mesma harmonia nos bailes programados para o Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681), com edições na segunda e terça-feira (7 e 8), sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h, sendo que o horário para os adultos é das 20h à meia-noite. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Comissão – A festa do carnaval curitibano envolve diversos setores e exige a dedicação de várias pessoas. No comando do trabalho que começou há meses está a Comissão do Carnaval presidida por Jaciel Teixeira. Funcionário da Prefeitura, ele responde pela coordenadoria técnica da produção de eventos da Fundação Cultural de Curitiba.

Acostumado à organização de espetáculos de grande porte, como a Oficina de Música de Curitiba e as festividades de aniversário da cidade, Jaciel atua nos bastidores do Carnaval curitibano desde 1984. A Comissão do Carnaval completa-se com Luzia Simplício, Dirceu Oliveira Nascimento, Rosana Maria Melo e Nair Apolinário Teixeira, também funcionários municipais.