23.07.2019 Idosos relembram tempos antigos com filmes em cartaz no Cine Guarani

O público da terceira idade está revivendo os antigos programas de auditório e filmes clássicos do cinema brasileiro. Na última semana, no Cine Guarani, eles lembraram dos tempos em que sentavam em frente à TV para acompanhar o programa de auditório “Viola, minha Viola”. O projeto “Cinema com Mediação: Vivências & Convivências 60+” exibiu o documentário “Inezita”, que conta a história de Inezita Barroso, apresentadora do programa. As sessões contaram com a participação do público em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Centro POP Bairro Novo.

Após a exibição do documentário, coordenado pelos alunos de cinema da Unespar Julia Gasparoto e Gabriel Borges, o projeto promoveu um bate-papo acerca dos sentimentos provocados com as histórias contadas durante o filme. Para um frequentador do Centro POP Bairro Novo, o documentário trouxe sentimentos nostálgicos de união familiar. “Hoje lembrei da minha família, dos meus pais e avós, de quando eu ainda tinha uma casa e assistíamos a todo domingo o programa da Inezita. Neste tempo, eu era feliz e não sabia”, relembra Cecílio José Rodrigues Neto.

O evento também reservou uma surpresa: dar a oportunidade do público presente de serem estrelas de cinema por um dia. Ao final do filme foram exibidas fotos tiradas do público antes das sessões começarem. “Agradeço a vocês pelo momento de hoje. Vou guardá-lo pra sempre. Pude me desligar totalmente da realidade durante o filme e quando colocaram nossas fotos na telona, foi algo muito emocionante que nunca passou pela minha cabeça”, relata Osmilda Nunes da Silva, moradora do CIC e frequentadora do CRAS Nossa Senhora da Luz.

O projeto “Cinema com Mediação: Vivências & Convivências 60+” tem objetivo de aproximar o público da terceira idade com as mudanças proporcionadas pela arte. Na tarde desta terça-feira (23), idosos que participam de programas da Prefeitura no Cajuru, CIC, Bairro Novo, Boqueirão, Portão e Matriz também lotaram o Cine Guarani para assistir à comédia nacional “A Baronesa Transviada”, de Watson Macedo, e estrelada por Dercy Gonçalves, Grande Otelo e Renato Consorte.

A próxima edição do projeto acontece nesta quarta-feira (24), às 13h30, com a exibição do mesmo filme. Cinema com Mediação é um projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Unespar. As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato com o núcleo da Fundação Cultural em suas regionais, nas Ruas da Cidadania.

Serviço: Cinema com Mediação: Vivências & Convivências 60+
Próxima sessão: 24 de julho (quarta-feira)
Local: Cine Guarani (Avenida República Argentina, 3430 – Portão)
Entrada franca