22.10.2014 Idosos do Recanto do Tarumã recebem a Camerata Antiqua

A Camerata Antiqua de Curitiba leva música e alegria ao Centro Dia do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, com apresentação às 10h desta sexta-feira (24). O espetáculo integra o programa “Música pela Vida”, criado pela Camerata em 1990 com o objetivo de irradiar a linguagem universal da música para salas de aulas, fábricas, asilos, orfanatos, hospitais e penitenciárias, transformando concertos didáticos em ingredientes de integração social.

O Centro Dia Recanto do Tarumã, mantido pela associação filantrópica Socorro aos Necessitados, atende idosos de ambos os sexos encaminhados pela Fundação de Ação Social (FAS), que tiveram seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. A instituição procura motivar os idosos, tendo como meta promover a qualidade de vida dessas pessoas para que mantenham a independência individual e social.

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.

A apresentação no Centro Dia do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã faz parte da intensa programação desenvolvida pela Camerata Antiqua de Curitiba em 2014, quando completa 40 anos de existência. No repertório, que faz um apanhado de obras de diferentes épocas, estão as composições “Mourão” (para Orquestra de Cordas), de César Guerra Peixe (1914 – 1993); “Suíte Nordestina” (para Coro a cappella), de Ronaldo Miranda (1948); “Va, Pensiero”, da ópera Nabuco (1842), de Giuseppe Verdi (1813 – 1901), com arranjo de Marcelo Schimenes de Oliveira; “Frevo Fugato” e “Sina de Cantador”, de Edmundo Villani-Côrtes (1930), com letra de Júlio Bellodi; “Jesu bleibet meine Freude” (Cantata BWV 147), de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750); e “Hallelujah”, parte de O Messias (1741), de George Friedrich Händel (1685 – 1759), com arranjo de Marcelo Schimenes de Oliveira.

A regência estará a cargo da maestrina cubana Maria Antonia Jimenéz, responsável pela direção artística e regência do Coro da Camerata, desde 2013. Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), Maria Antonia reside no Brasil desde 1995, quando foi convidada pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e regência coral. A maestrina possui importantes premiações internacionais e é fundadora do Coro Carlos Gomes, com o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público.

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, dentro do programa “Música pela Vida”.
Data e horário: dia 24 de outubro de 2014 (sexta-feira), às 10h.
Local: Centro Dia do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã (Rua Konrad Adenauer, 576 – Tarumã – ao lado da Unibrasil)