21.11.2017 Hora da Prosa aborda história da presença afro-brasileira na cidade

A Fundação Cultural de Curitiba promove na próxima quinta-feira (23), às 19h, na Casa Romário Martins, uma edição do projeto Hora da Prosa com o tema “Curitiba negra: história e memória da presença afro-brasileira na cidade”. Os palestrantes são a historiadora Joseli Mendonça, professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, e o advogado Nei Moreira de Freitas, membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná e membro da diretoria da Sociedade 13 de Maio.

Joseli Mendonça, que pesquisa temas relacionados à escravidão e ao período pós-abolicionista, vai falar sobre espaços da cidade de Curitiba que estão relacionados à presença da população negra na história local. De acordo com Joseli, em alguns desses espaços, essa relação é direta, embora ela seja desconhecida de grande parte da população. “Não há, por exemplo, qualquer indício evidente de que a Praça Zacarias foi um local de sociabilidade e trabalho para a população negra. Ela, entretanto, foi. E se falarmos sobre isso, a própria história dos negros na cidade pode adquirir outro significado e relevância”, diz a historiadora.

Personalidades negras – A contribuição afro-brasileira nas artes e na intelectualidade curitibana também será lembrada com uma visita guiada ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, que no próximo sábado (25) terá um roteiro especial pelos túmulos de personalidades negras da história de Curitiba. Nomes como Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, o maestro Benedito Nicolau dos Santos, a professora e pesquisadora Maria Nicolas e o fundador da Sociedade Treze de Maio, Vicente Moreira de Freitas, serão alguns dos personagens rememorados em suas trajetórias.

Hora da Prosa com a historiadora Joseli Mendonça e o advogado Nei Moreira de Freitas
Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 22
Data e horário: 23 de novembro (quinta-feira), às 19h
Entrada franca