19.06.2018Hora da Prosa aborda a relação Quadrinhos e Patrimônio Cultural

Com a temática “Quadrinhos e Patrimônio Cultural” acontece nesta quinta-feira (21/06) mais uma edição do programa “Hora da Prosa”. Tradicionalmente realizado na Casa Romário Martins, excepcionalmente nesse dia o encontro ocorrerá na Gibiteca, a partir das 19h, e abordará a cultura dos quadrinhos de Curitiba.

A produção da capital paranaense é a segunda maior do Brasil, com 256 títulos. Desde 1888 aborda os mais variados temas da cultura local passando pelos indígenas, personalidades, história, e as lendas urbanas da cidade. Será destacado o papel da Gibiteca de Curitiba como precursora nacional e internacional e sua relevância como pólo cultural.

Para o bate-papo foram convidados Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba e de Ilustração na FCC. Fulvio já participou de 32 publicações quase todas em quadrinhos e é autor do livro “A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba”, que traça um panorama dos quadrinhos curitibanos.

Também participará Marcelo Marques Lopes, autor do quadrinho do Barão do Serro Azul e, junto com Fulvio, fomentador do Setorial de Ilustração de Curitiba com a exposição Traços Curitibanos, evento que intercala com a Bienal de Quadrinhos e que promove grandes exposições e ações relacionadas a um panorama e resgate histórico da Ilustração, Quadrinhos, Caricatura e Animação.

O programa
O Hora da Prosa é um programa desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e promove discussões sobre temas relacionados à história, à memória e ao patrimônio cultural de Curitiba.
Com periodicidade bimestral, em formato pocket, trata-se de uma conversa sobre vários temas relativos ao Patrimônio Cultural com convidados locais, ou não, realizada, comumente, às quintas-feiras, entre às 19 e 21h e tem entrada franca.

Serviço: Hora da Prosa – Conversa sobre Patrimônio: Quadrinhos e Patrimônio Cultural
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Data: 21 de junho de 2018
Classificação: livre