25.06.2019História do Brasil e de herói indígena se misturam em animação no Cine Guarani

O encontro mensal “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” exibe o longa-metragem animado “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, nesta quarta-feira (26), às 19h, no Cine Guarani. Voltado para aproximar educadores da rede estadual de ensino à utilização da arte na contextualização dos assuntos dentro da sala de aula, o encontro é parte do projeto Cinema Educa – Audiovisual e Comunicação.

Protagonizado por Selton Melo, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro, a animação conta a história de um indígena vivo há mais de 600 anos que ao lado da sua amada perpassa vários momentos históricos na formação do Brasil. O filme passa pelo conflito indígena vivido antes da chegada dos portugueses, o momento de repressão e conservadorismo do período militar, e segue até 2096 quando a sociedade começa a viver em conflito pela falta de água.

Sempre contando com a participação de profissionais do audiovisual como maneira de reforçar a troca de experiências com os educadores, o cineasta Paulo Munhoz – primeiro paranaense a filmar um longa-metragem todo em animação – também participará das discussões propostas pelo encontro.

O encontro “Conversas sobre o Cinema Brasileiro” é um projeto organizado em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e Laboratório de Cinema e Educação LabEduCine da Unespar e Projeto Cinema Educa do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Serviço: Conversas sobre Cinema Brasileiro
Data: 26/6 (quarta-feira)
Local: Cine Guarani, Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Ingressos: Gratuito