27.10.2010Grupos da FCC tocam com Arrigo e Paulinho da Viola em shows da Virada

O compositor Paulinho da Viola toca com a Orquestra À Base de Corda, num dos shows mais emocionantes da Virada da Corrente Cultural. A única apresentação do compositor com o grupo curitibano abre a programação do Palco da Riachuelo, na tarde de sábado (6 de novembro). Outro show especial é o da Orquestra À Base de Sopro com o compositor Arrigo Barnabé, que marcará o lançamento do DVD gravado por Arrigo junto com a orquestra em comemoração aos 30 anos da música "Clara Crocodilo", um dos seus maiores sucessos. Também estão na Virada mais dois grupos musicais da Fundação Cultural, os corais Brasileirinho e Brasileirão.

Tocar com Paulinho da Viola é um desejo que vem sendo acalentado há muito tempo pela Orquestra À Base de Corda. Com uma formação muito peculiar, que inclui instrumentos característicos da MPB, como bandolim, cavaquinho e viola caipira, o grupo fez contatos com os produtores de Paulinho da Viola visando a uma oportunidade de montar um espetáculo juntos. "Ele é um compositor de refinamento extraordinário e de uma interpretação fina, elegante. Essa troca de experiências está sendo riquíssima para nós", diz João Egashira, diretor artístico da orquestra.

Egashira foi ao Rio de Janeiro para mostrar o trabalho da Orquestra À Base de Corda e definir com o compositor o repertório do show. Optaram por alguns dos maiores sucessos de Paulinho da Viola, como "Foi um rio que passou em minha vida", "Dança da solidão", "Coração Leviano", "Tudo se transformou", e alguns temas instrumentais - "Sarau para Radamés", "Choro pro Waldir" e "Choro Negro". Além de contar com os músicos curitibanos, Paulinho da Viola virá com dois integrantes da sua banda, o pianista Cristóvão Bastos, também responsável pelos arranjos, e o pandeirista Celsinho Silva.

No mesmo palco, por volta da meia-noite, estarão a Orquestra À Base de Sopro e Arrigo Barnabé, que aproveitam a oportunidade da Virada para lançar o DVD comemorativo dos 30 anos da suíte "Clara Crocodilo", símbolo do movimento musical Vanguarda Paulistana, um dos marcos da história da música brasileira recente. Além desse grande sucesso dos anos 80, a orquestra tocará a obra "Metamorfose", que foi escrita por Arrigo Barnabé especialmente para a orquestra curitibana e também faz parte do DVD. A gravação ocorreu durante um show em 2009, no Teatro Guaíra. Além de Arrigo e dos músicos da orquestra, sob a regência de Sérgio Albach, participam do espetáculo as cantoras Daniella Gramani, Helena Bel e Thayana Barbosa.

O Coral Brasileirinho apresenta o show "Álbum de Família". O coral, formado por 26 crianças entre 8 e 13 anos, apresenta-se no sábado (6), às 18h, e no domingo (7), às 16h, no teatro da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Sob a direção de Milton Karam e Helena Bel, o espetáculo reúne canções populares que retratam o amor à primeira vista, o namoro, o casamento, os filhos, os dilemas e alegrias da vida em família.

O Vocal Brasileirão tem o seu show "Duetos" agendado para o domingo (7), às 11h, na Praça Jacob do Badolim, no Conservatório de Música Popular Brasileira. Nesse espetáculo, o Vocal Brasileirão faz uma visita ao repertório de duetos que marcaram a música brasileira. De Sinhô a Chico Buarque, passando por Ary Barroso e Tom Jobim, o repertório contempla as mais diversas fases e estilos da história da canção popular. A regência e a direção artística são de Vicente Ribeiro.

A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br.

Serviço:

Grupos artísticos da Fundação Cultural de Curitiba na Virada da Corrente Cultural.

Dia 6, às 13h - Palco da Riachuelo - Orquestra À Base de Corda com Paulinho da Viola

Dia 7, às 00h30 - Palco da Riachuelo - Orquestra À Base de Sopro com Arrigo Barnabé

Dia 6, às 18h, e dia 7, às 16h - Teatro da UTFPR - Coral Brasileirinho

Dia 7, às 11h - Conservatório de MPB - Vocal Brasileirão

Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar