23.01.2015Grupo Rosa Armorial está na programação da Oficina de Música

O Grupo Rosa Armorial faz uma apresentação nesta sexta-feira (23), às 19h, no Teatro do Paiol, como parte da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo apresenta composições inspiradas no movimento armorial, que valoriza as manifestações populares brasileiras. É formado pelos músicos Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão).

O espetáculo narra musicalmente a trajetória de um homem itinerante, residente no Paraná, que em busca de sua amada percorre parte do Brasil, encontrando-se com representações folclóricas diversas. O encontro caracteriza a fusão das culturas através do tempo, incluindo obras de Antônio Madureira, Antônio Nóbrega, Guerra-Peixe, Toninho Ferraguti, além de componentes do grupo como Dú Gomide, Marcela Zanette e Carlos Ferraz. O espetáculo conta com as participações de Rafael Scherk (violoncelo e calimba), Evandro Cardoso – Manchinha (gaita ponto), Carlos Ferraz (voz, textos e rabeca) e Marina Prado (dança).

O Movimento Armorial foi criado em 1970 por Ariano Suassuna para resgatar a cultura nacional de raiz. Abrange as artes plásticas, o cinema, a literatura, e na música utiliza-se do folclore e seus elementos puros para a recriação da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela. O grupo resgata o conceito armorial na criação de arranjos refinados para músicas do folclore paranaense, assim como para músicas de compositores do sul do país, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira.

O Rosa Armorial surgiu com o grupo RosaFlô, que toca música popular brasileira em Curitiba desde 2002. Em 2009 fizeram o espetáculo Rosa Armorial baseado em pesquisa sobre o movimento. O sucesso das apresentações e a receptividade calorosa do público incentivaram a produção. Desde então adotaram o nome e o repertório armorial. O grupo gravou seu primeiro CD em 2011 a convite do SESC Paço da Liberdade, e fez shows de lançamento em teatros e festivais no Paraná, e também em São Paulo. Gravou em julho de 2013 um DVD com Antônio Madureira, um dos compositores mais expressivos do Movimento Armorial. Em 2014 realizou o show Rosa Armorial e Antônio Nóbrega em Curitiba e fez turnê por 13 cidades paranaenses através do Circuito Cultural do SESI.

Apoios – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação da Copel e da Caixa. São apoiadores master a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são a Rádio Lúmen FM, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

33ª Oficina de Música de Curitiba – 23ª Oficina de MPB
Grupo Rosa Armorial
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho
Data: 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), às 19h