25.04.2014Grupo Molungo recebe Siba no Teatro do Paiol

Admiradores de longa data do trabalho do cantor, compositor e instrumentista Siba, o grupo Molungo convidou o músico recifense para duas apresentações em Curitiba. O encontro está marcado para o próximo fim de semana, com shows nos dias 25 e 26 de abril, às 20h30, no Teatro do Paiol. Após o show de sábado (26), o público também poderá participar de um bate-papo com os artistas.

"A ideia de chamar o compositor Siba foi natural. Sua trajetória é uma inspiração, uma influência para o nosso trabalho. A vivência dele com os mestres da música nordestina vai enriquecer o nosso trabalho. Será um prazer imenso apresentar essa dobradinha para público curitibano em uma grande festa no Paiol", anima-se o vocalista, violonista e percussionista Carlito Birolli.

Levando-se em conta os pontos em comum entre Siba e Molungo, o encontro era inevitável. Tanto o músico pernambucano quanto o grupo paranaense utilizam-se de ritmos populares como base de suas composições. Cada um a seu modo faz questão de não economizar poesia para falar sobre sentimentos individuais, sobre o Brasil com suas festas, manifestações populares e críticas sociais. O esmero nas letras, além da intensa pesquisa rítmica, é outro elemento que os aproxima.

O paralelo continua também com a recente opção de ambos pelo uso da guitarra em seus trabalhos. Enquanto Siba lançou em 2012 o álbum "Avante", buscando uma nova sonoridade com o instrumento elétrico, o Molungo vive um novo momento ao preparar-se para lançar seu novo disco "Mais Agreste", utilizando também as cordas amplificadas para obter uma sonoridade mais densa.

O encontro, além de misturar vivências e referências, apresentará novidades do próximo disco do Molungo, previsto para o segundo semestre, juntamente com algumas canções do primeiro CD. O show trará também algumas das composições de Siba, músico que o público curitibano vem prestando atenção há vários anos.

Nascido em Recife, em uma família que até hoje mantém forte ligação com suas origens rurais, Siba cresceu entre a cidade e o interior, dois mundos que fazem parte de um mesmo todo. Após viver em São Pulo por sete anos, voltou para Pernambuco e criou o grupo Fuloresta, com músicos tradicionais de Nazaré da Mata. O encontro rendeu dois álbuns, prêmios e turnês europeias. Em 2012, lançou o disco "Avante" como um trabalho solo.

Formado por Caio Guimarães, Cauê Menandro, Carlito Birolli, Fernando Lobo, Gui Handa e Luís Piazzetta, o grupo Molungo nasceu em 2008, em Curitiba, a partir do interesse comum dos músicos pela cultura popular brasileira. A pesquisa rítmica atrelada às vivências individuais de cada um deu origem a uma sonoridade única, em que percussões, violão e guitarra dialogam de forma harmônica com as poesias das letras. Em 2008, lançou o CD "Molungo" e agora se prepara para o novo disco.

O projeto do show do Molungo com o compositor Siba foi aprovado no edital Música no Paiol 2013, da Fundação Cultural de Curitiba, e conta com a produção da Fuá Produções.

Serviço:
Molungo convida Siba