25.09.2014 Grupo de música nativista lança CD em show no Paiol

Os músicos do projeto “O Canto Simples da Alma” se apresentam no próximo domingo (28), às 19h, no Teatro do Paiol, para o lançamento do álbum inédito do grupo. De acordo com o idealizador do projeto, Fernando Mendonça Mendes, desde o contexto das obras até a concretização do CD, o trabalho buscou principalmente a revelação do cotidiano e a ligação entre o rural e o urbano, com música e poesia.

“A música nativista é uma expressão cultural embasada nos valores do imaginário folclórico sul-americano e tem influência da música do grande pampa, sobretudo das composições com origem no Uruguai, Argentina e Chile”, explica Fernando. O projeto reúne artistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e traz composições do músico Fernando Mendes e parceiros, como os compositores e poetas José Carlos Batista de Deus, Vasco Veleda, Delci José Oliveira e Juarez Machado de Farias. Na produção do CD participam os músicos Adriano Claro, Jefferson Dittrich, Leandro Redivo e Guilherme Schebeski.

A gravação do álbum recebeu financiamento público pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de edital lançado pela Fundação Cultural de Curitiba. Entre as músicas apresentadas, estão releituras de canções já conhecidas do público, como “Tributo ao Peão Caseiro” (José Carlos Batista de Deus e Fernando Mendes). Canções inéditas também fazem parte do repertório, como a música “O Canto Simples da Alma”, escrita por Juarez Machado de Farias e música de Fernando Mendes e Fabiano Bacchieri.

História - O projeto nasceu da paixão pela música nativista, influência que começa no movimento dos festivais deste gênero musical, e que teve início na década de 70 e continua até os dias atuais, com vários festivais de renome. Nesta trajetória, Fernando Mendes firmou parcerias importantes, com o objetivo de difundir a música sul-americana e sua manifestação folclórica. Em 2000, Fernando Mendes gravou um CD intitulado Grito Largo, com apoio da coordenação do Conservatório de Música e Departamento de Arte e Cultura da UFPEL.

No Paraná, o trabalho com artistas da região começou no espetáculo “Viagem pela Memória” e posteriormente “Heranças”. Com apresentações em Ponta Grossa no Teatro Ópera e Centro de Cultura, no Teatro São João (Lapa), Teatro Municipal de Araucária, Pato Branco e em Curitiba no Teatro Londrina e Guaíra, os espetáculos representavam um projeto reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em maio deste ano, os músicos fizeram duas apresentações no auditório do Canal da Música, para o pré-lançamento do CD.

Os Músicos:
Adriano Claro: Violonista de grande desempenho estudou com mestres argentinos e brasileiros, reside em Santa Catarina.
Fernando Mendes: compositor e intérprete com CD gravado pela Universidade Federal no Rio Grande do Sul, Departamento de Arte e Cultura e coordenação do Conservatório de Música, com intensa participação em festivais, reside em Curitiba.
Guilherme Schebeski: músico paranaense, contrabaixista com longo período de atividade profissional, reside em Ponta Grossa.
Jefferson Dittrich: músico acordeonista e formação de canto vocal, com diversas participações em eventos no sul do país.

Serviço:
Lançamento do CD “O Canto Simples da Alma”
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Data e horário: 28 de setembro de 2014 (domingo), às 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Ingressos à venda no Teatro Paiol, a partir de 1º de setembro (13h30min às 17h).
Reservas: ohdecasa@hotmail.com
Mais informações: www.musicadosul.com.br, em “O CANTO SIMPLES DA ALMA”