05.10.2017Grupo Choro e Seresta recebe músicos convidados

No próximo domingo (8/10), o conjunto Choro e Seresta lança uma programação especial com convidados. O grupo, famoso pelo chorinho que apresenta todo domingo, na Feirinha do Largo da Ordem, traz o carioca Ronaldo do Bandolim para o lançamento do programa, que já tem caledário formado até setembro de 2018.

Com foco na disseminação do gênero na cidade, a apresentação com convidados acontecerá todo primeiro domingo do mês. Participam da programação mais de 20 artistas, locais e de outros estados. Segundo o coordenador do calendário anual de choro, Clayton Silva, a intenção é promover esse gênero musical e a interação entre a comunidade e os “chorões”, com o propósito de fortalecer o turismo e a cena artística da cidade. “O palco aberto permite uma aproximação do público com os artistas e o acesso a um momento de entretenimento e lazer”, conclui Silva.

A entrada é gratuita e livre para todas as idades e acontece na tradicional Feira do Largo da Ordem.

Biografia do convidado – Ronaldo do Bandolim, natural de Petrópolis, vem percorrendo os meios musicais há mais de 50 anos. Ainda adolescente, em fins dos anos 60, criou com amigos músicos e cantores regionais de Niterói, onde reside, o grupo “Os Jovens da Velha Guarda”. A partir dos anos 70 fez inúmeras apresentações em shows, concertos, gravações e em programas de TV.

Optando pela pesquisa do choro e clássicos brasileiros, adquiriu novos conhecimentos e passou a integrar o famoso conjunto de choro “Época de Ouro”, em 1974, com o espetáculo “Sarau”, de grande repercussão, com Paulinho da Viola, Elton Medeiros e o jornalista Sérgio Cabral. Com este conjunto realizou diversas apresentações pelo Brasil e exterior, culminando com a participação no 1º Free Jazz Festival em 1985 e no projeto Brasil Musical em 1994 e 1995. Durante este longo período, participou de eventos ao lado de consagrados artistas como Silvio Caldas, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, e instrumentistas como Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Waldir Azevedo, Rafael Rabello, Arthur Moreira Lima e outros grandes músicos atuais

Nos anos 90, gravou com Marisa Monte e criou uma das melhores iniciativas do universo instrumental, o “Trio Madeira Brasil”, ao lado dos violonistas José Paulo Becker e Marcello Gonçalves, cujo primeiro CD foiindicado como o melhor disco e grupo na premiação Sharp de 1999.

Choro e Seresta especial com Ronaldo do Bandolim
Local: Feirinha do Largo da Ordem (ao lado do Relógio das Flores)
Data: 8 de outubro de 2017 (domingo), às 10h