30.11.2018Grupo Choro e Seresta celebra 45 anos com show na Feirinha

A música curitibana está em festa, o Conjunto Choro e Seresta, que alegra as manhãs de domingo na Feirinha do Lado da Ordem, comemora seu aniversário no próximo domingo (2/12), a partir das 10h30, em uma Roda de Choro com a presença de diversos músicos locais. São 45 anos ininterruptos do evento que se tornou o ponto de encontro dos músicos e amantes do Choro na cidade.

O conjunto Choro e Seresta é referência em Choro no Brasil, e também um dos mais antigos do gênero em atividade, reunindo 3 gerações de músicos. O grupo é considerado um cartão postal da capital paranaense. Em 1973, depois de assistir uma apresentação do Conjunto Choro e Seresta no Teatro do Paiol, o prefeito de Curitiba Jaime Lerner convidou o grupo a se apresentar na “feirinha hippie”, na região histórica da cidade.

Fundado pelo flautista Alvino Carbonar Tortato e pelo cavaquinista Moacyr de Azevedo, o grupo está atualmente na terceira geração de uma linhagem de chorões, formado pelos músicos: Joãozinho (Pandeiro), Daniel Miranda (Clarinete e Sax Alto), Clayton Silva (Flauta e Sax Tenor), Lucas Melo (Violão 7 Cordas) e Lucas Miranda (Cavaquinho).

O trabalho do grupo na valorização e perpetuação da música brasileira em Curitiba tem sido mundialmente reconhecido pelo público e por músicos de renome, além de já ter sido diversas vezes homenageado pela Câmara de Vereadores. “O Conjunto Choro e Seresta busca promover a cultura do Choro em Curitiba, através da integração com a comunidade e da divulgação e transmissão desse gênero, e da sua produção local.", ressalta o pandeirista do grupo.

Ao longo da história, muitos músicos passaram pelo palco do choro da feirinha. Para citar apenas alguns, além de importantes artistas locais como Janguito do Rosário, Zé Pequeno, Aderly Santi, Cláudio Menandro, Zélia Brandão, Sergio Albach entre outros, o grupo recebeu várias “lendas" da música brasileira, tais como: Jorginho do Pandeiro, Zé da Velha, Toninho Carrasqueira, Ronaldo do Bandolim, Rogério Caetano, Dirceu Leite, João Macacão, entre muitos outros.

"O Choro e Seresta é lendário na história da música curitibana, é o principal grupo de Choro da cidade. A importância desse grupo é incalculável, tanto que vem atravessando gerações", salientou o Julião Boêmio, músico renomado e professor do Conservatório de MPB de Curitiba. Segundo Cláudio Fernandes, pesquisador do grupo de etnomusicologia da UFPR, o Conjunto Choro e Seresta vem realizando um trabalho contínuo que privilegia a música curitibana como um todo, incentivando a produção musical e a apreciação da população, reforçando e fortalecendo uma identidade cultural própria da Cidade.

Evento:
Aniversário de 45 anos do Conjunto Choro e Seresta