31.07.2014Gibiteca lança livro que encerra uma trilogia sobre a vida de Jesus

Três anos após a publicação do segundo livro, a Gibiteca de Curitiba promove o lançamento de “Yeshuah – Onde tudo está” no próximo sábado (2 de agosto), às 19h. O volume encerra a trilogia de Laudo Ferreira sobre a vida de Jesus. A obra reconta uma história que influencia a cultura ocidental há mais de dois mil anos e convida o leitor, independente de suas crenças, a refletir sobre o legado de Jesus.

A terceira parte é baseada nos evangelhos canônicos, pesquisas em livros apócrifos e fontes históricas. Narra a viagem de Yeshu (Jesus) à Jerusalém para a Páscoa, a última ceia, a prisão, o julgamento e sua execução. Também aborda os desdobramentos políticos e religiosos que os ensinamentos e curas provocaram em entre judeus e romanos, pois a tensão cresce à medida que o profeta atrai mais pessoas.

Laudo retoma passagens bíblicas como o apedrejamento da mulher adúltera e a ressurreição de Lázaro. Incorpora referências ao xamanismo e humaniza personagens da mitologia cristã ao criar cenas sensíveis, como o reencontro de Yeshu com seu pai Yoseph (José), que durante anos guardou dúvidas sobre a origem daquele filho. O autor incorpora diversos elementos de sua pesquisa, sem deixar de ser autoral.

No livro, encontramos uma figura de Jesus que procura viver de acordo com suas crenças até o fim. Porém, muitas vezes é incompreendido por sua família, sacerdotes, pelo povo e até mesmo por seus discípulos e é em Miriam Magdalit (Maria Madalena) que encontra em uma companheira para dividir suas inquietações. Personagens como Yehudah (Judas Iscariotes), Bar Aba (Barrabás) e Cláudia Prócula (esposa de Pilatus) ganham espaço na trama e apresentam nuances que vão além dos relatos bíblicos e referências históricas.

Segundo o autor o último livro trata da morte. Não de uma perspectiva mórbida e fúnebre (como, a princípio, o tema pode sugerir), mas como uma etapa que se finaliza para que a verdadeira transformação possa acontecer. A morte que fala da vida. O rito da passagem que todos passam. “Morremos a cada final de ciclo, desde quando nascemos. Morremos e renascemos para outros novos momentos. E assim seguimos adiante”, finaliza.

O autor – Laudo Ferreira Jr. é quadrinista e ilustrador. Participou da cena de fanzines na década de 80 e adaptou para os quadrinhos o filme "À meia-noite levarei sua alma", de José Mojica Marins (o Zé do Caixão). É autor de “Histórias do Clube da Esquina” (Devir, 2011), que narra a história da criação do movimento musical mineiro e também adaptou “O auto da barca do inferno”, de Gil Vicente (Peirópolis, 2011).

Lançamento do Livro “Yeshua – Onde tudo está”, do autor Laudo Ferreira Jr.
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro)
Data: 02 de Agosto, sábado, às 19h.
Entrada Franca.