24.05.2010Fundação recebe projeto do Centro Cultural do Bairro Novo

A Fundação Cultural de Curitiba já dispõe do projeto arquitetônico do Centro Cultural do Bairro Novo, uma das obras que estão no plano de governo da Prefeitura de Curitiba. O projeto foi elaborado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), com base nas demandas da comunidade.

A construção de um centro cultural no Bairro Novo é uma reivindicação da comunidade local, manifestada durante as audiências públicas realizadas pela Prefeitura. "O espaço físico foi concebido depois uma reflexão sobre como o centro cultural deve funcionar, de forma a atender de fato as expectativas da população e a se inserir na política cultural proposta pelo município", destaca Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

A nova unidade será construída na Praça José Soares Grobe, na esquina das ruas Lupianópolis e Nova Esperança, no bairro Sítio Cercado. A área total da obra é de 2.600 m². O espaço terá um cine-teatro com aproximadamente 250 lugares, palco e camarim, uma sala de exposições de 180 m², estúdios de dança, música e artes plásticas, um centro de arte digital, lan-house, áreas de administração, sanitários, instalações de serviço e apoio. O local também terá uma Casa da Leitura e uma praça de eventos coberta que servirá para o desenvolvimento de atividades da comunidade.

Além do projeto de arquitetura, foram entregues os projetos complementares de estruturas de concreto e metal, hidráulico e de prevenção de incêndio, elétrico, acústico, luminotécnico, cenotécnico, entre outros. "É um ambiente pensado para integrar a produção local ou que poderá vir a ser produção local a partir dos cursos que normalmente ofertamos à comunidade", comenta Beto Lanza, diretor de planejamento da FCC.

Para a elaboração do projeto, a Fundação Cultural tomou como base os dados apresentados na pesquisa que mapeou as manifestações culturais populares nos bairros de Curitiba, realizada pela equipe da Casa da Memória. A FCC também contou com a consultoria do professor Teixeira Coelho, da Universidade de São Paulo, um dos principais teóricos da questão cultural no Brasil. Depois de visitar a comunidade e reunir-se com os gestores culturais, Teixeira Coelho elaborou um estudo preliminar que serviu de base conceitual para o novo centro cultural.

A Regional do Bairro Novo é caracterizada pela diversidade de manifestações. Mais de 200 alunos freqüentam os cursos oferecidos pelo núcleo regional da Fundação Cultural em diferentes áreas. Na área de música, por exemplo, há grupos interessados em violino, violão, canto coral, viola caipira e bandas de garagem. Há um forte movimento de hip-hop e também atividades inspiradas na cultura popular. A região ainda guarda fortes traços da recente onda migratória vinda do interior do Paraná.

Atualmente, as aulas são acomodadas em espaços alternativos da comunidade - escolas, centros de atendimento social, sedes de associações de moradores e numa das unidades da Vila Tecnológica. Com o centro cultural, além da oferta de espaço físico adequado para os cursos e fomento do movimento cultural, haverá condições para atendimento de um número maior de alunos.

O cine-teatro será um dos diferenciais do centro cultural. A sala estará preparada e com os equipamentos necessários tanto para uso em espetáculos cênicos e musicais, como para projeção de filmes. O espaço também contará com um estúdio exclusivo para arte digital, com computadores e programas que atendem a demanda do público jovem.