15.09.2014Fundação Cultural promove oficina para editais do MinC

A Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a representação Regional Sul do Ministério da Cultura promove na próxima quarta-feira (17), das 19h às 21, oficina sobre os editais Conexão Cultura Brasil Negócios e Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. O encontro é aberto ao público e acontecerá no Teatro Universitário de Curitiba na Galeria Júlio Moreira. Não é necessário fazer inscrição.

A capacitação tem como objetivo apoiar artistas, produtores, pesquisadores e empreendedores a participar dos editais Conexão Cultura Brasil Negócios e Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. Os dois editais foram lançados em julho deste ano, através de uma parceria entre ministérios da Cultura, Educação e Relações Exteriores. A proposta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios.

O edital Conexão Cultura Brasil Negócios conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e pretende apoiar propostas de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de relevância internacional. Os eventos são o Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015); e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de Março de 2015).

Já o edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios tem R$ 4.000.000 (quatro milhões de reais) para financiamento de passagens, diárias e deslocamentos de proponentes que tenham pré-articulação de cursos no Brasil e no exterior entre novembro de 2014 e março de 2015. O edital possibilitará o acesso à qualificação de até 400 pessoas nas mais diversas áreas.

As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB. As dúvidas dos interessados poderão ser esclarecidas pelos emails culturabrasilintercambios@cultura.gov.br eculturabrasilnegocios@cultura.gov.br. A contrapartida dos selecionados é, ao voltar para o Brasil, multiplicar o conhecimento adquirido, ou seja, apresentar o que foi desenvolvido no exterior, um espetáculo teatral ou uma oficina de cenografia, por exemplo.

Mais informações sobre os editais  podem ser encontradas no site do MinC: http://goo.gl/SGDavL

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: FCC/MinC