11.06.2017Fundação Cultural promove Oficina de Formatação de Projetos para Carnavalescos

Representantes das Escolas de Samba de Curitiba e Região Metropolitana participaram, neste fim de semana, da Oficina de Formatação de Projetos Culturais, na sede da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Coordenada pelo analista cultural, Augusto Rando, a oficina deste sábado foi direcionada aos carnavalescos. “Não muda a essência da oficina, mas o caso deles é específico porque é um desfile de escolas de samba, com data marcada, fevereiro do ano vem. A ideia é que eles façam o melhor projeto, para que passem na primeira fase, que é ingressar no Fundo Municipal de Cultura”.
A Oficina é teórica e prática. Na primeira parte são analisados os principais pontos observados por quem avalia o projeto, como construir esses pontos e as ênfases a serem dadas. A parte prática ensina como se organizar para construir esse projeto, planilhas e outras etapas e, que no final, darão a ideia da apresentação final.
Para as escolas, a Oficina é uma novidade que agradou. Márcia Barbosa, carnavalesca da Escola de Samba Mocidade Azul, aprovou a iniciativa da Fundação Cultural. “Nós precisamos estar mais preparados e profissionalizados, esse é o momento. Agradeço à Fundação, ao prefeito Rafael Greca. Acredito que esse é o caminho para a gente melhorar”, avalia Márcia.
Marcio Marins, carnavalesco da Escola de Samba Império Real de Colombo e representante das Escolas de Samba para a Comissão de Carnaval de Curitiba, acredita que a Oficina ajudou as escolas a entender os pontos principais na elaboração de um projeto. “Tira dúvidas de pontos como editais, Lei de Incentivo, etc. Ajuda as agremiações, faz com que as escolas preparem melhor os projetos, o que fortalece o nosso trabalho. Isso tudo combinado com a publicação de um Edital mais cedo, que nos anos anteriores, nos dará mais tempo para produzir, planejar e fazer a gestão das Escolas de Samba. A receita perfeita para fazermos um Carnaval muito bonito para os curitibanos”, disse o carnavalesco.
O presidente da Comissão de Carnaval, Jaciel Teixeira explica que a Oficina foi preparada visando o Carnaval de 2018. “A oficina esclarece as escolas sobre o Edital do Carnaval que será através do Fundo Municipal de Cultura pelo Sisprofice (Sistema desenvolvido pelo governo do estado para atender programas de Leis de Incentivo à Cultura Municipais do Estado do Paraná).O Edital que será lançado em julho traz regras às quais as escolas precisam se adaptar”. Avalia o presidente.
Participaram da Oficina a Chefe do Núcleo da Fundação Cultural do Bairro Novo e membro da Comissão de Carnaval, Luzia Simplício, Pedro Twardowski, da Diretoria de Incentivo à Cultura e representantes das escolas de samba, Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Embaixadores da Alegria, Acadêmicos da Realeza, Os Internautas, Unidos de Pinhais e dos blocos Afoxé e Derrepente.
Oficina de Formatação de Projetos Culturais – A Oficina é gratuita e acontece uma vez por mês, na sede da Fundação Cultural de Curitiba. É destinada às pessoas que querem apresentar projetos para captação de recursos através das leis de incentivo à cultura, no âmbito municipal, estadual ou federal. A ideia é destacar os pontos que são importantes num projeto e que precisam ser enaltecidos para chamar a atenção do avaliador. A próxima Oficina será no dia 24 de junho, os interessados deverão efetuar a inscrição através do formulário virtual que estará disponível, a partir do dia 19, no site da Fundação Cultural de Curitiba. http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/oficina2017
Serviço:
Oficina de Formatação de Projetos
Um sábado por mês, em horário integral, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, na Fundação Cultural de Curitiba, na Diretoria de Incentivo à Cultura .
Rua: Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças

Veja no cronograma abaixo as próximas edições.
JUNHO/2017
Sábado, 24 de junho