11.01.2010Fundação Cultural promove a 28ª Oficina de Música de Curitiba

A Oficina de Música de Curitiba chega à 28ª edição. Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, é um dos maiores eventos de música da América Latina, que reúne todos os anos em seus cursos mais de 1.500 participantes, entre alunos e professores, do Brasil e de outros países. Durante a Oficina, uma série de concertos toma conta da cidade de 10 a 31 de janeiro e traz muitas atrações internacionais em suas duas fases – erudita e popular –, como o conjunto americano Fry Street Quartet e o Quarteto de Candombe, do Uruguai.

O tema desta edição é “Quando o erudito encontra o popular e vice-versa”. A proposta é estabelecer um diálogo entre a música de tradição popular e a música erudita, mostrando como os compositores eruditos encontram a música popular e vice-versa. “Na primeira fase, teremos obras de Villa-Lobos, Bela Bartók, Igor Stravinsky, Frederic Chopin, entre outros. Já na segunda fase, encontraremos a música de Tom Jobim, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga em uma grande celebração musical”, diz a diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade.

A 28ª Oficina terá 89 cursos de instrumentos, técnica vocal, composição, práticas de orquestra e de conjuntos, além de alguns núcleos especializados, como o de música antiga, que integra a programação do evento há vários anos. Desta vez, as novidades ficam por conta dos núcleos de Música e Tecnologia e Música Latino Americana.

O corpo docente é formado por grandes músicos internacionais, daí a razão da grande afluência de estudantes de música de todo Brasil e de outros países. Eles enxergam na Oficina a oportunidade única de aprender e se aperfeiçoar com os maiores mestres em seus instrumentos. É o caso do oboísta Isaac Duarte (Brasil/Suíça), do clarinetista Étienne Lamaison (França) e do clarinetista Gabriele Mirabassi (Itália) que, além de ensinar suas melhores técnicas e descobrir talentos, fazem apresentações e proporcionam espetáculos inéditos.

Novos convidados também propiciam novas experiências para os alunos e para o público. Em 2010, o quarteto americano Fry Street Quartet, além de fazer um concerto especial durante a Oficina, participa dos cursos como grupo residente. Seus integrantes – William Fedkenheuer, Rebecca Mc Faul, Brant Bayless e Anne Francis – darão aulas de violino, viola e violoncelo. O grupo é um dos mais aclamados conjuntos de cordas dos Estados Unidos. Representante da nova geração, o quarteto recebeu, em 2000, um dos mais importantes prêmios de música de câmara (Millenium Grand Prize at the Fischoff National Chamber) e, desde então, vem realizando concertos pelo mundo inteiro.

Outro convidado é o Quarteto de Candombe do Uruguai, liderado por Hugo Fattoruso. Dentro da proposta de estabelecer o encontro da música brasileira com a música latino americana, Hugo Fattoruso apresentará ao público da Oficina esse ritmo afro uruguaio, suas origens e seus sons. O candombe, que faz uso de diferentes tipos de tambores (o tambor piano, o tambor chico e o repique), é um elemento importante da cultura uruguaia e Hugo tem sido um dos seus principais difusores.

Presenças inéditas na Oficina de Música também são: Christine Hoock (contrabaixo/Alemanha), Sérgio Carolino (tuba/Portugal), Jan Krzystof Broja (piano/Polônia), Enza Ferrari (ópera/Itália), Juan Miguel Quintana (viola da gamba/Argentina), Gilson Silveira (percussão/Itália), Javier Domingues (sonoplastia da imagem/ Argentina), Jorge Cardoso (bandolim e cavaquinho/Brasília), Weber Lopes (violão/Minas Gerais), Dante Ozzetti (letra e canção/São Paulo) e Fernando Barba (música infantil/ São Paulo).

 Serviço:

 28ª Oficina de Música de Curitiba (de 10 a 31 de janeiro de 2010)
Música Erudita e Música Antiga – 10 a 20 de janeiro
Música Popular Brasileira – 21 a 31 de janeiro
Música e Tecnologia – 25 a 29 de janeiro
Música Latino Americana – 25 a 29 de janeiro

Tudo o que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba pode ser acompanhado em mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:

www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/user1141136
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Outras fotos da Oficina de Música estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/oficinademusicadecuritiba_2009

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar