25.04.2022 Fundação Cultural oferece roteiros de arte, cultura e história para grupos escolares

A Fundação Cultural de Curitiba oferece visitas guiadas e roteiros de arte, cultura e história que podem servir de conteúdo complementar para as escolas. Entre as opções estão as visitas guiadas à Gibiteca de Curitiba, os passeios escolares do Memorial Paranista e os trabalhos do núcleo de Ação Educativa da FCC.

Todas as opções são gratuitas e acontecem semanalmente, com agendamento prévio. As escolas podem solicitar e elaborar, junto ao local selecionado, um roteiro adaptado de acordo com as necessidades curriculares e pedagógicas da instituição. Os dias, horários, tamanhos das turmas e inscrições variam de acordo com o passeio.

Gibiteca de Curitiba

Na Gibiteca, os alunos podem conhecer mais sobre o processo de criação e produção das histórias em quadrinhos. Curitiba é reconhecida nacionalmente como um dos polos dos quadrinhos no Brasil. Um dos objetivos da visita é de integrar o estudante na produção local.

Em um primeiro momento, os alunos têm acesso ao amplo e diversificado acervo da Gibiteca, disposto nas estantes. Na sequência, o grupo visita as exposições – atualmente está aberta a mostra Traços Curitibanos 4, que apresenta um panorama da atual produção curitibana. O terceiro momento é a Oficina de Desenho, ministrada por um desenhista e auxiliada por dois estagiários.

“É muito interessante trabalhar a linguagem dos quadrinhos em sala de aula. Ela não é só desenho: é literatura, arte, geografia, história”, diz o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco.

A programação acontece às terças e quintas-feiras, com duas alternativas de horário: pela manhã, às 9h30, e pela tarde, às 14h30, e duram aproximadamente 3 horas. As inscrições das escolas ou instituições devem ser feitas pelo número (41) 3321 – 3269, e as visitas são limitadas a um número de 35 visitantes por vez.

Essa atividade é feita pela Gibiteca desde 2016. Após a interrupção por conta da covid-19, ela foi retomada em outubro de 2021. Na edição anterior da mostra Traços Curitibanos, estima-se que 4.500 alunos passaram pela exposição por meio das visitas escolares.

Memorial Paranista

No Memorial Paranista, as visitas escolares buscam traçar um paralelo entre arte e educação de uma forma fluida e diversa com o público. Os alunos podem conhecer a biografia do artista João Turin, a técnica da fundição do bronze e o Jardim das Esculturas.

“A visita ao Memorial contribui para a aprendizagem escolar, principalmente quando existe um diálogo entre o conteúdo oferecido na sala de aula e a atividade de campo. Além de adquirir e trocar conhecimentos, a visita também é um exercício de cidadania: o acesso ao bem cultural é direito da criança e do adolescente”, lembra Felipe Zem, mediador cultural no Memorial Paranista.

As atividades ocorrem às terças-feiras, às 10h e às 14h, mediante agendamento prévio pelo sympla:
https://www.sympla.com.br/produtor/memorialparanistavisitasescolares. Recomenda-se um limite de cerca de 30 estudantes por sessão.

O atendimento ao público é feito desde a inauguração do Memorial, em maio de 2021, a princípio com o acolhimento do turista e do público espontâneo. Depois o espaço passou a atender escolas e diversas outras instituições.

Ação Educativa

A Ação Educativa tem como principal objetivo promover a educação patrimonial por meio de visitas mediadas com ênfase em patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade de Curitiba, com diversas opções de roteiro: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Paranismo, Painéis de Poty, Erva-Mate e Exposições. Para saber mais sobre cada passeio, clique aqui.

As visitas auxiliam na compreensão sobre a importância da valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, percebendo as mudanças na paisagem a partir da passagem do tempo, além de proporcionar um momento de sociabilidade e interação com o espaço patrimonial promovendo o sentimento de pertencimento”, afirma Amanda Prado, mediadora da Ação Educativa.

Os roteiros podem ser feitos de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições para as visitas são feitas pelo telefone (41) 3321-3275 ou e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br.

O núcleo de Ação Educativa existe desde a década de 1990 e faz atualizações constantes dos roteiros, além do trabalho de pesquisa e formação da equipe. Os roteiros também podem ser agendados para grupos que não sejam escolares.

Serviço – Visitas Escolares da FCC

Gibiteca de Curitiba

Terças e quintas-feiras – às 9h30, e às 14h30
Inscrições: (41) 3321 – 3269