10.05.2017Fundação Cultural faz homenagem às mães com música e literatura

As homenagens às mães começam nesta quinta-feira (11), às 10 horas na Casa da Leitura Hilda Hilst, na Rua da Cidadania do Cajuru. Lá, uma Roda de Leitura colocará as mães como protogonistas, para isso serão trabalhados os textos de Osman Lins (A Partida) e de Lygia Bonjuga (Tchau). Lins trata da relação da mãe-avó e o desejo do neto de libertar-se: “…Eu queria deixar minha casa, minha avó e seus cuidados. Estava farto de chegar a horas certas, de ouvir reclamações; de ser vigiado, contemplado, querido. Sim, também a afeição de minha avó incomodava-me”. Lygia em Tchau conta a história de Rebeca, uma menina que vê a mãe ir embora ao apaixonar-se por um estrangeiro: “Querido pai, não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora. Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa para trocar, sem escova de dente nem nada, não vai dar para a Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver. Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?”
Na sexta-feira (12) às 20 horas e no sábado (13), às 18h30, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Mara Campos, apresenta REVER, concerto inspirado em poema visual de Augusto de Campos. “Este poema nos convida a uma revisão de valores no reconhecimento do espaço a ser ocupado pela presença da mulher, seja mãe, filha ou companheira”, diz a regente.
No programa, obras dedicadas a Maria, mãe de Jesus. O Coro apresentará Composições de Franz Liszt (Ave Maria), Anton Bruckner (Virga Jesse floruit) Benjamin Britten (Hymn to the Virgin), Ola Gjeilo (O magnummysterium-Serenity), Henrique de Curitiba (Nossa Senhora da Glória), Eric Whitacre (Five Hebrew Love Songs), Gilberto Mendes (Trova XV sobre poema de Hilda Hilst) e Chico Buarque e Ruy Guerra (Você vai me seguir).
No dia 13 de Maio, data da abolição da escravatura, o Coro da Camerata apresentará espirituais – negro spirituals , ritmo musical de resistência na escravidão, uma homenagem às mulheres negras. Serão apresentadas as canções Lord, if I got my ticket, can I ride, Elijah Rock, Deep river, Soon ah will be done e Ride thechariot.

Roda de Leitura
Mães protagonistas
Quinta-feira (11), às 10 horas
Casa da Leitura Hilda Hilst