18.08.2017 Fundação Cultural e Unespar firmam parceria para projetos culturais

A Fundação Cultural de Curitiba e a Unespar – Universidade Estadual do Paraná firmaram um termo de cooperação para a realização de projetos conjuntos na área cultural. Nesta semana, os coordenadores de linguagens da FCC estiveram na Unespar para alinhar as propostas com os representantes da área da universidade.

“A relação entre a Fundação Cultural e a FAP (atual Unespar) é histórica e se caracteriza pela proximidade entre as respectivas missões no campo das artes. A universidade gera uma massa crítica que é fundamental para a FCC e a Fundação Cultural, enquanto gestora da cultura do município, oferece uma programação intensa que serve para os trabalhos da universidade. Essa confluência de objetivos é a razão da consolidação desse termo de parceria”, disse o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza.

De acordo com o diretor, o convênio tem se materializado em estágios para os alunos, em cursos de pós-graduação para os servidores e intercâmbio de know-how e tecnologias. “É uma feira permanente de oportunidades de parte a parte”, afirmou Beto Lanza.

Três projetos que já estão em andamento na Fundação Cultural de Curitiba fazem parte dessa parceria: as sessões de cinema no Cine Guarani para pessoas com mais de 60 anos (uma das ações do programa Vivências e Convivências 60+), o curso de formação continuada “Audiovisual e Educação” para professores da rede municipal de ensino, e o projeto “Conversas sobre o Cinema Brasileiro”, com sessões no Cine Guarani e orientação de professores da FAP.

No curso de formação para professores são realizados encontros presenciais, uma vez por mês, para discutir questões teóricas sobre a aplicação da linguagem audiovisual na escola. Este projeto tem o objetivo de preparar os docentes para a efetividade da Lei federal 13.006/14, em fase de regulamentação, que estabelece que as escolas devem dedicar duas horas/aula mensais para exibição de um filme brasileiro.