22.08.2016Fundação Cultural e TRE inauguram exposição sobre a história das eleições

A Fundação Cultural de Curitiba e o Tribunal Regional Eleitoral inauguram na próxima segunda-feira (29), às 17h, a exposição “TRE – Eleições e Cidadania”, sobre a história das eleições no Paraná, do período colonial aos dias de hoje. A mostra foi montada no Espaço Cultural Desembargador Eros Nascimento Gradowski, localizado na sede do Tribunal em Curitiba.

A pesquisa, elaborada por pesquisadores da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, retrata a história do voto e das eleições no Paraná desde o período colonial, a partir de imagens que integram o acervo documental da Casa da Memória. São reproduções de documentos, gravuras e charges, além de fotografias em preto e branco referentes a Curitiba e a outras localidades do Paraná.

Num segundo momento, a exposição se volta exclusivamente para o TRE/PR, sua criação, história e atividades técnicas cotidianas. A partir da bibliografia existente e de dados oficiais, todo o processo eleitoral é repassado em seus inúmeros desdobramentos. Os projetos voltados ao desenvolvimento da cidadania, que atuam junto aos estudantes, os projetos culturais criados para o público em geral e a preocupação com a história da própria instituição, que embasa o projeto Memória Institucional, também são temas da exposição. Fotografias do acervo do TRE, que integram a mostra, representam registros do trabalho permanente exercido pela instituição.

Parceria - A exposição é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Cultural e o Tribunal Regional Eleitoral, em dezembro de 2015, visando a execução de exposições e publicações de interesse comum, na área da ação educativa, da história, do patrimônio e das artes, assegurando a participação da comunidade curitibana no resultado dos projetos.

Outro resultado da parceria foi a impressão do segundo número da Revista Taipa, publicação da Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da FCC (DPHAC/FCC), voltada para os temas de Patrimônio Cultural. Nela foram reunidos três textos resultantes de projetos de pesquisa contemplados no edital do Fundo Municipal de Cultura de 2011 e apresentados no Seminário de Patrimônio Cultural de 2012. Três especialistas convidados, respectivamente do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, participaram do evento e colaboraram enviando artigos referentes aos temas por eles tratados para integrarem a Revista.

O coordenador de Gestão da Informação do TRE-PR, Fernando José dos Santos, que acompanhou a pesquisa e montagem da mostra, destaca os resultados da parceria com a Fundação Cultural para a realização desse trabalho em prol da cidadania. “A exposição conta um pouco da história política brasileira e da atuação da Justiça Eleitoral, levando informação e cultura ao nosso público interno, aos jovens eleitores e aos cidadãos”, diz.

Café Cultural – A abertura da exposição acontece durante a programação do Café Cultural, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR. Na ocasião será promovido o debate “Mulher na Política”, com as presenças da ministra do Tribunal Superior Eleitoral Luciana Lóssio, da desembargadora do TJ-PR Regina Portes e da professora Luciana Panke.

Serviço:
Exposição “TRE – Eleições e Cidadania”, promoção conjunta da Fundação Cultural de Curitiba e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
Local: Tribunal Regional Eleitoral – R. João Parolin, 224 – Prado Velho.
Data e horário: Abertura no dia 29 de agosto (segunda-feira), às 17h

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar