15.09.2014Fundação Cultural doa livros para bibliotecas dos presídios

A Fundação Cultural de Curitiba se integra à campanha de arrecadação de livros para compor as bibliotecas dos presídios da Região Metropolitana e atender os presos do programa de remição de pena pela leitura. A campanha será lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, na próxima quarta-feira (17), às 19h. O presidente da Fundação Cultural,Marcos Cordiolli, participará do lançamento e entregará livros novos editados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A campanha “Livros da Liberdade – Remição de Pena pela Leitura” receberá doações de obras literárias, clássicas, filosóficas e livros didáticos, que serão catalogados e encaminhados para bibliotecas das unidades prisionais do estado. O preso integrante das ações do projeto de remição de pena fará a leitura de um livro e irá elaborar um relatório ou resenha a cada 30 dias, o que permitirá remir quatro dias de pena.

A remição da pena pela leitura está prevista em resolução do Conselho Nacional de Educação, em lei federal (nº 12.433/2011) e em lei estadual (nº 17.329/2012), sendo um dos mecanismos de ressocialização dos presos. Inicialmente, o projeto atenderá as unidades da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1 e PEP 2), a Penitenciária Central do Estado, a Penitenciária Feminina do Paraná e o Complexo Médico Penal.