26.08.2021 Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do seu ex-presidente Ennio Marques Ferreira

É com profundo pesar que a Fundação Cultural de Curitiba recebe a notícia da morte, nesta quinta-feira (26/8), aos 95 anos, do crítico de arte Ennio Marques Ferreira, grande incentivador das artes no Paraná. Ele foi presidente da Fundação Cultural de maio de 1976 a março de 1979, nos primeiros anos de existência da FCC, e foi o criador das Mostras de Gravura de Curitiba, que permaneceram no calendário de eventos da cidade por mais de duas décadas e deram origem ao Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, Ennio Marques Ferreira deixou uma importante contribuição para a cultura da cidade. “Lamento profundamente a perda do artista e crítico de arte que ajudou a construir as bases da nossa instituição. As Mostras da Gravura foram inegavelmente uma herança riquíssima de sua atuação, cujos resultados se refletem até hoje na identidade curitibana. Somos muito gratos pelo seu legado”, disse a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro.

O prefeito Rafael Greca também lamentou a morte do ex-presidente da FCC. "Margarita e eu lamentamos o falecimento de Ennio Marques Ferreira, notável intelectual entusiasmado com Curitiba, nossas artes e nossa cultura. Descanse em paz. Possam os anjos velar seu repouso com cânticos de glória. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que amou e trabalhou", ressaltou o prefeito.

Nascido em Curitiba em 1926, Ennio Marques Ferreira foi também pintor e desenhista. Foi superintendente do Teatro Guaíra, coordenador do Setor de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná, diretor do Museu de Artes do Paraná e da Casa Andrade Muricy. Por sua importância para a cultura do Paraná, recebeu o título de Membro Honorário da Academia Paranaense de Letras, em 17 de abril de 2017.

O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial na sexta-feira (27/8) pela morte de Ennio Marques Ferreira.