07.07.2017 Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do artista plástico Jair Mendes

A Fundação Cultual de Curitiba lamenta a morte do artista Jair Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, reconhecendo seu importante legado para a instituição e para as artes plásticas paranaenses.

Jair Mendes trabalhou na Fundação Cultural até o final da década de 1980, orientou ateliês do Centro de Criatividade de Curitiba e dirigiu o Museu Guido Viaro de 1975 a 1988, enquanto o museu ainda era mantido pela FCC. Sob sua coordenação, o museu mantinha uma intensa programação de atividades, exposições e mostras, tanto de nomes reconhecidos nacionalmente como de novos talentos. Foi uma importante referência para toda uma geração de artistas curitibanos.

Pintor, desenhista e gravador, Jair Mendes se formou na Escola de Música e Belas Artes e na Universidade Católica do Paraná. Fez estágios no Centro Georges Pompidou, em Paris, e na Academia di Belle Arti di Brera, na Itália. Suas obras estão em acervos públicos e particulares do Brasil e exterior. Jair Mendes foi também diretor da Fundação Cultural de Joinville e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2003-2005).