16.05.2011Fundação Cultural comemora o Dia dos Museus ao ar livre

Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, a Fundação Cultural de Curitiba - FCC comemora a data promovendo atividades ao ar livre, que mostram o que acontece além das salas de exposições. Os bastidores dos espetáculos visuais dos museus serão revelados a alunos de escolas agendadas e àqueles que passarem pelo Largo da Ordem, em frente à Casa Romário Martins, das 9h30 às 17h. Em caso de chuva, o evento toma conta da Praça do Iguaçu, no Memorial de Curitiba.

Painéis de lona servirão de suporte para obras que englobam esculturas, pinturas, gravuras, plantas arquitetônicas, documentos manuscritos, fotos, cartazes e partituras integrantes dos acervos dos museus municipais. Também haverá demonstração de reprodução por monotipia, o processo de impressão pelo qual se transfere, por compressão, a imagem pintada numa placa - geralmente de vidro - para o papel.

Funcionários e estagiários da Diretoria do Patrimônio Cultural da FCC recepcionarão os visitantes, mostrando como se monta uma exposição. Paralelamente, serão apresentados materiais utilizados na conservação dos acervos fotográfico, documental e artístico, além de orientações ao público sobre a preservação de fotografias e obras de arte. Os atendentes também estarão à disposição para repassar informações sobre dados históricos e utilização de acervos para exposições.

Serviço:

Comemoração do Dia Internacional dos Museus pela Fundação Cultural de Curitiba

Data e horário: dia 18 de maio de 2011 (quarta-feira), das 9h30 às 17h

Local: Largo da Ordem (em frente à Casa Romário Martins) ou, em caso de chuva, na Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico)