07.11.2010Fuá Curitibano agita centro de Curitiba

Quem passou pela Praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, na tarde do último sábado, teve uma bela surpresa: atores vestidos com roupas coloridas e de rostos maquiados fizeram um verdadeiro Fuá para alegrar a todos os presentes na Virada da Corrente Cultural. De forma descontraída, com música, dança e interpretação, o grupo apresentou o musical popular pelas ruas até chegar a Rua XV, na Boca Maldita.

A estudante Juliane Silveira Ramos não resistiu e parou para assistir à apresentação. “Acho importantíssimo eventos como esse, que dão espaço aos artistas mostrarem seu trabalho e das pessoas perceberem que a cultura não está tão distante do povo. É muito bom estar andando e se deparar com um espetáculo tão bonito”, afirma.

A apresentação seguiu pelas ruas do centro até a Rua XV de Novembro, na Boca Maldita, chamando a atenção e arrancando sorrisos dos que caminhavam pelo calçadão. Janaína Oelke, que passeava com o marido e o filho, também aprovou a iniciativa. “É muito bom ver a alegria deles, animam todo mundo”, diz. Gabriel, filho de Janaína, de apenas nove anos, se surpreendeu com o desembaraço dos atores: “Eu achei bem legal, mas teria vergonha de dançar na frente de todo mundo”.

Para o diretor do musical Fuá Curitibano, José Ronaldo Ribeiro, que também atua, a ideia é justamente distrair as pessoas e tirá-las, por alguns momentos, da correria do dia-a-dia, trazendo um pouco de alegria. Ribeiro explica que o nome Fuá significa bagunça, mas não no sentido pejorativo, e sim, de festa, um tanto desorganizada, mas alegre. Para ele a interação com as pessoas proporciona uma grande troca. “Elas sempre interagem e de alguma forma participam. Se apresentar na rua é um privilégio, é poder estar no espaço mais democrático e com o público mais eclético e isso é ótimo”, garante o artista.

Fuá Curitibano – Musical Popular

Praça General Osório – Dia 07/11 – às 12h

Praça Rui Barbosa – Dia 07/11 – às 16h

Praça Santos Andrade – Dia 09/11 – às 11h30

Praça Zacarias – Dia 11/11 – às 16h

Ruínas Curitibanas – Dia 14/11 – às 13h

Evento gratuito

Mais informações no site www.correntecultural.com.br.

CORRENTE CULTURAL 2010

Data: De 3 a 14 de novembro

Local: 70 espaços culturais

Entrada: gratuita ou a preços populares

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia e os vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Promoção: RPCTV

Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:

Facebook http://www.facebook.com/correntecultural

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782

Twitter http://twitter.com/correntecultura

Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/

Flickr http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba/sets/72157625155637100

Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com