14.07.2017Fórum de discussões do festival Subtropikal acontece na Capela Santa Maria

Tem início neste sábado (15) o festival Subtropikal, evento de criatividade urbana que envolve mais de 15 espaços em diversos bairros de Curitiba, oferecendo atividades gratuitas e pagas distribuídas ao longo de uma semana.

O Subtropikal se divide em três plataformas: Reflita, Explore e Curta. A primeira delas corresponde ao fórum de discussões, que nos dias 19 e 20 de julho vai levar à Capela Santa Maria debates a respeito de diversos temas como assimilação cultural, a nova política, tecnologia e ressignificação de espaços urbanos. O empresário Facundo Guerra, um dos grandes responsáveis pela nova cara da noite paulistana, e as sergipanas Rita Romão e Rouseanny Bonfim, do coletivo Por Mais Turbantes Nas Ruas, são alguns dos convidados que estarão em Curitiba para os painéis de discussão. O arquiteto Manoel Coelho, o projeto Linyon de auxílio a refugiados, e profissionais destacados da economia criativa local são convidados a conversar sobre temas variados num total de 10 debates nos dois dias.

O Explore compreende um circuito com aproximadamente 30 oficinas e workshops dispostos em espaços criativos, que abordam temas diversos como técnicas de design e graffiti, moda, música e o cultivo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Uma novidade no Explore de 2017 é a ocupação do espaço Naquela Casa: o casarão Bittar (Av. Benjamin Lins, 935), marco arquitetônico do ciclo da erva-mate paranaense e hoje pertencente ao grupo Centro Europeu, receberá intervenções artísticas, workshops, palestras, uma residência criativa e muita música durante a semana do festival. No dia 21 de julho, a Rua da Cidadania do Cajuru também terá atividades gratuitas apresentadas pelo festival.

Por fim, o Curta, festa de encerramento do Subtropikal, trará pela primeira vez a Curitiba o aguardado show do Baiana System. A banda é um dos nomes mais elogiados na música contemporânea brasileira, vencedora em duas categorias no Prêmio Multishow de 2016, incluindo Melhor Hit com “Playssom” e Melhor Disco pela obra “Duas Cidades”, de 2016. O destacado coletivo de músicas curitibanas Mulamba, formado pelas autoras do sucesso “P.U.T.A.”, e o DJ Caê Traven também integram o line-up da festa, que terá início às 16h com formato inédito na Ópera de Arame, celebrando os 25 anos do icônico espaço curitibano.

O evento é construído com colaboração de oito co-criadores – que fornecem visões distintas sobre diferentes áreas culturais e da economia criativa. Na edição de 2017, são eles: Beth Caponi (produtora cultural), Cleverson Café Paes (artista urbano), Eduardo Rebola (publicitário), Fernanda Pompermayer (designer), Gus Benke (fotógrafo), Karka Keiko (produtora cultural), Mariah Salomão (empresária) e Paula Berman (ativista política).

Sobre o Festival Subtropikal
Celebrar a criatividade como um traço da identidade curitibana explorando o que a cidade proporciona hoje, refletindo sobre seu presente e futuro e curtindo suas possibilidades é o mote do Subtropikal, Festival de Criatividade Urbana. O evento teve sua primeira edição em agosto de 2016, quando ocupou espaços como o Teatro do Paiol e a Ópera de Arame e deixou como legado para a cidade um mural de 400 metros quadrados pintado no edifício do Moinho Rebouças.
O Subtropikal conta com o apoio da Red Bull, Sucos Do Bem e da Cabify e o patrocínio do Centro Europeu e da Heineken, que é a cerveja oficial do festival.

PROGRAMAÇÃO:
Subtropikal – Festival de Criatividade Urbana
15 a 22 de julho de 2017
Curitiba – Paraná

Explore:
- Naquela Casa
Onde: Casarão Bittar (Av. Batel, )
Quando: de 15 a 21 de julho (15 e 16 das 15:00 às 00:00, e de 17 a 21 das 18:00 às 00:00)
Atrações: oficina de drinks, oficina de arte urbana, bazar de marcas locais e apresentação de coletivos musicais.
- Circuito de oficinas
Reflita:
Onde: Capela Santa Maria.
Quando: 19 e 20 de julho, das 16:00 até as 22:00
Atrações: Facundo Guerra, Manoel Coelho, Por Mais Turbantes nas Ruas etc.
Programação disponível em www.subtropikal.com.br
Curta:
Festa de encerramento Subtropikal
Onde: Ópera de Arame
Quando: 22 de julho, das 16:00 às 00:00
Atrações: Baiana System, Mulamba e Caê Traven

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Festival Subtropikal

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar