24.09.2018Fim de semana com sol e programação cultural intensa na cidade.

O fim de semana de sol contribuiu para o público aproveitar a programação cultural que aconteceu em vários espaços da cidade. Música barroca, teatro, exposições fizeram parte da programação.

No sábado pela manhã, (22/09) data dedicada ao Dia Mundial Sem Carro, o artista visual Luiz Gustavo Vidal entregou à cidade o Mural Mobilidade Urbana. A intervenção artística, feita na fachada do antigo Edifício 13 de Maio, passa a integrar uma região da cidade que conta com obras de artistas consagrados e a compor o centro histórico da capital.

Com 7 metros de altura por 7 metros de largura, foram utilizados 1.250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos a 900 graus. Sua produção levou 2 anos e envolveu a colaboração de artistas como Elvo Benitto Damo e Maria Helena Saparolli e apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

A inauguração do mural contou com a presença de vários artistas e autoridades, entre elas o vice-prefeito Eduardo Pimentel e a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e apresentações musicais da Banda Lyra, a Orquestra de Ladies e o grupo Lenhadores da UFPR.

No Centro de Criatividade a 11ª edição do Musicletada também comemorou o dia sem carro com ações de conscientização sobre mobilidade urbana. Além de passeio de bikes, intervenções musicais, performances e exposição de produtos de 28 expositores mostrando seus trabalhos e marcas animaram o sábado de sol no espaço localizado no Parque São Lourenço.

Aniversário
Muita gente aproveitou para visitar a exposição e homenagear a artista Efigênia Rolim na comemoração de seus 87 anos, no Memorial de Curitiba. A mostra dos trabalhos da artista, ocupou o mezanino do memorial no sábado e no domingo.
Já o Pavilhão Étnico ficou lotado no domingo, com o público que foi aproveitar as apresentações e os pratos típicos da gastronomia colombiana, mexicana, venezuelana, boliviana, síria e libanesa, no 2º Migração – o Planeta em movimento, importante trabalho com migrantes e refugiados.

Música barroca
O público também lotou a Capela Santa Maria nas noites de sexta e sábado (21 e 22/09) para assistir ao concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. O programa ‘Le Roi Danse’ incluiu composições feitas para a corte dos Reis Luís XIII e Luís XIV e apresentação de danças originais da época, com coreografia elaborada pela paulista especialista em dança barroca, Raquel Aranha.

Confira outras atividades culturais do fim de semana
Teatro de bonecos O Patinho Feio – Teatro do Piá
Teatro Enquanto a chuva cai – Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural
Show de Janine Mathias – Teatro do Paiol
Show AVEduo “Inolvidable: noite de Tangos e Boleros” – Teatro do Paiol
Contos da cultura popular africana e afro-brasileira – Conservatório de MPB
Mostra Cultural Afro-Brasileira: II Festival de Cantigas de Capoeira – Rua da Cidadania Pinheirinho
Sarau Literomusical Encontro de Violeiros – Rua da Cidadania Bairro Novo
Projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura – Regional Matriz
Peça teatral Pós-Rama ou para além do caminho daquele que satisfaz – Teatro Cleon Jacques
Exposições “Rio Uatumã, paisagem sonora” e “Gravura no Muro” – Museu da Gravura Cidade de Curitiba
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar