27.02.2013Filme sobre sambistas de partido-alto tem estreia no Cine Guarani

“Partideiros”, primeiro longa-metragem sobre o samba de partido-alto, estreia em Curitiba na próxima sexta-feira (1º). O filme entra em cartaz no Cine Guarani – Portão Cultural, com sessões às 18h e 20h. Produzido por Tuninho Galante e Luiz Guimarães de Castro, o filme é estrelado por alguns dos mais conhecidos sambistas de partido-alto do Rio de Janeiro – Renatinho Partideiro, Marquinhos China, Serginho Procópio e Tiago Mocotó. As filmagens foram feitas durante uma roda de samba, nos jardins da produtora e gravadora carioca Cedro Rosa, de Tuninho Galante, em julho de 2006. “Partideiros” foi exibido pela primeira vez no Festival do Rio 2012.

O compositor Wilson Moreira tem participação especial como “mestre de cerimônias”. Ele discorre sobre esse gênero musical, marcado pelo improviso e desafio entre os participantes. A roda de samba que deu origem ao filme aconteceu nos moldes das que eram realizadas no início do século XX, na Praça XI, nas casas das tias baianas, com muita comida, bebida e versos de improviso. O filme também é permeado pelas histórias dos protagonistas. O ponto alto é um desafio que dura 20 minutos, que começa de maneira lírica e acaba num verdadeiro duelo, recheado de suspense e emoção.

Além dos sambistas-partideiros, participam do filme várias personalidades do chamado “mundo do samba carioca”, e cantores da nova geração, que cantam no coro, como Nilze Carvalho, Ana Costa, Mariana Baltar, Alice Vasques, Camila Costa, Didu Nogueira e Ernesto Pires.

Serviço:
Exibição do filme “Partideiros”
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Data: A partir de 1º de março de 2013
Funcionamento: de terça a domingo, sessões às 18h e 20h.
O acesso ao Cine Guarani, a partir das 19h, se dá pela portaria do estacionamento.
Ingressos: inteira (R$ 5), meia-entrada (R$ 2,50), domingo (R$ 1)