29.03.2015 Festa de poesia marca reabertura da Feira do Poeta

A Feira do Poeta, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, voltou a ser ponto de referência dos poetas curitibanos. O espaço foi reaberto neste domingo (29), dia do aniversário da cidade, com a presença de antigos frequentadores, novos autores e amantes da poesia e da literatura. A festa começou às 10h e, apesar da chuva fina, muita gente se juntou no Largo da Ordem para apreciar as declamações e performances poéticas.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, destacou que a Feira do Poeta é tradição e memória, mas também é marco para o futuro. As novas gerações de poetas deverão movimentar o lugar. “Que todos aqui se encontrem para fazer o que mais sabem: alimentar a nossa alma”, disse Cordiolli. O presidente da FCC também enalteceu o trabalho de Geraldo Magela e Nivaldo Lopes, o Palito, que durante muitos anos estiveram à frente das atividades da Feira.

Uma das presenças ilustres da festa foi Orlando Woczikosky, fundador da União Brasileira dos Trovadores na década de 1960 e também um dos primeiros frequentadores da Feira do Poeta. A União dos Trovadores hoje está presente em todo o país. Para ele, “a Feira do Poeta é uma porta aberta para a cultura curitibana”.

Sinval Silveira Pinto tocou, no berrante, a introdução do hino nacional e o “Parabéns a você” em homenagem a Curitiba. O peão de boiadeiro não se cansou de repetir que é “filho da Feira do Poeta”. “Foi aqui que escrevi o meu primeiro poema e editei meu primeiro livro – Rodeios da Vida, em 1996 – lançado depois na 14º Bienal do Livro, em São Paulo. Se hoje sou conhecido no Brasil inteiro como o ‘cowboy poeta’ é por causa da Feira”, conta Sinval, que veio de Terra Boa (MT), onde mora atualmente, e viajou 1.800 quilômetros especialmente para a reinauguração da Feira do Poeta. “Eu devo muito a esta cidade”, completou.

Batista de Pilar, outro assíduo frequentador das rodas de poesia, festejou a reabertura da Feira do Poeta. “É uma grande conquista dos poetas de Curitiba. Aqui a poesia é democrática”, afirmou Batista, dizendo ter saudades daqueles primeiros tempos, quando ajudou, como tipógrafo, a produzir livros de vários autores. “A Feira do Poeta é o cartão postal da Fundação Cultura”, disse.

A Feira do Poeta foi inaugurada em 1º de dezembro de 1981 e funcionou até 2003, quando suas atividades foram incorporadas por outros programas literários da Fundação Cultural de Curitiba. Ocupando o mesmo endereço, no imóvel ao lado da Casa Romário Martins, no Largo da Ordem, a Feira do Poeta agora se integra a outras ações da FCC de apoio à poesia, como os encontros “Cutucando a inspiração”, que acontece no Teatro Universitário de Curitiba – TUC, e os Saraus Populares promovidos em espaços comunitários de toda a cidade.

A Feira do Poeta funcionará durante a semana e aos domingos, oferecendo mais esta opção cultural para os frequentadores da Feira de Artesanato. De acordo com Luiz Carlos Brizola, que coordenará as atividades, num primeiro momento a Feira não fará impressão de versos em prensas tipográficas, como fazia antigamente, mas haverá uma programação intensa para atrair e congregar o maior número de autores e admiradores de poesia – encontros, lançamentos, declamações e performances. Também será montada no local uma biblioteca especializada.