05.09.2011Festa da Luz presta homenagem à padroeira de Curitiba

Uma grande festa em Curitiba vai marcar o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, a partir do dia 8 de setembro. Durante o feriado prolongado, a cidade vai contar com uma extensa programação artística e religiosa – a festividade acontece de 8 a 11 de setembro no Centro Histórico.O destaque da programação será o show “Amizade Sincera”, de Renato Teixeira e Sérgio Reis, que acontece no sábado (10), às 21h.

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento, que presta uma homenagem à padroeira, fazendo um resgate da tradição de uma festa cristã no centro da cidade. Além disso, o evento tem os objetivos de revitalizar o Centro Histórico da cidade, estimular a cultura da paz e promover em Curitiba ações culturais, de educação, meio ambiente e segurança pública.

Momentos de oração valorizam o caráter religioso do evento. A abertura será na quinta-feira (8), às 18h, com uma missa em honra a Nossa Senhora da Luz na Catedral Basílica. Logo em seguida, será realizado um Show de Fogos na Praça Tiradentes. A sexta-feira (9) será dedicada a atrações religiosas. No domingo (11), acontece a Missa e Bênção das Famílias, celebrada a partir das 9h pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e animada pelo padre Reginaldo Manzotti.

Além de toda a programação, no Largo da Ordem será montada uma feira gastronômica e de artesanato, outra opção de diversão para as famílias curitibanas. Toda a renda arrecadada será destinada à restauração da Catedral de Curitiba.

A Festa da Luz é realizada pela Ação Social do Paraná, Instituto Gaudium, Catedral Nossa Senhora da Luz e Igreja da Ordem, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Copel, Santuário Nossa Senhora do Carmo e dos vereadores João do Suco e Julieta Reis.

Fonte: Ação Social do Paraná