19.06.2019Feriadão tem feira de música, espetáculo na linguagem de sinais e muitas atrações

Os espaços da Fundação Cultural oferecem inúmeras ações culturais para este feriado de Corpus Christi e o fim de semana. Nesta sexta-feira e sábado (21 e 22/6), no Teatro do Paiol, o coletivo Americândo promete transportar o público para uma viagem pelo continente sul-americano com canções tradicionais de cada país.

No sábado (22/6), como parte da Mostra Claudete Pereira Jorge, o músico Chico Paes e a pesquisadora Helena Jorge de Portela apresentam um show acessível ao público surdo. No domingo (23/6), a atração musical é o grupo infantil “Tique Taque Tá”, no Conservatório de MPB.

Concerto no Paiol leva ouvinte a uma viagem à América do Sul

O concerto “Uma Viagem pela América” traz ao público um show inédito com canções tradicionais dos povos sul-americanos. Formado por chilenos, brasileiros e peruanos, o coletivo Americândo apresenta um repertório diversificado. O grupo sobe ao palco do Teatro do Paiol nesta sexta e sábado (21 e 22/6), às 20h.

Data: 21/6 (sexta-feira) e 22/6 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)

Feira internacional de músicos mobiliza o Portão Cultural

A 3ª edição da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) movimenta o Portão Cultural até este sábado (22). Voltado para músicos e agentes culturais, o evento fomenta a criação de novos negócios como maneira de incentivar e fornecer ferramentas para progressão na carreira dos músicos.

Data: 20/6 a 22/6 (quinta-feira, sexta-feira e sábado)
Local: Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.430 – Portão)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)

Show inclusivo é uma das atrações da Mostra Claudete Pereira Jorge

No Teatro Novelas Curitibanas, o músico Chico Paes e a pesquisadora de arte acessível Helena de Jorge Portela juntam forças para apresentar, neste sábado (22), o espetáculo inclusivo “Origami – músicas para ver e ouvir”. O show une a linguagem musical de Chico Paes com a tradução em libras de Helena de Jorge Portela como forma de compartilhar arte para todo público. A apresentação é parte das atividades culturais da mostra em homenagem à atriz curitibana Claudete Pereira Jorge.

Data: 22/6 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)
Ingressos: Pague o quanto acha que vale

Obra de escritora nigeriana será discutida em encontro literário na Casa da Leitura Augusto Stresser

Com intuito de estudar obras literárias que dialoguem com os problemas da sociedade, o Clube de Leituras Urgentes faz uma discussão sobre o livro “No seu Pescoço”, da escritora nigeriana Chimamanda Adiche. O livro reúne 12 contos que abordam a vida de homens e mulheres na Nigéria e todos os desafios impostos à comunidade negra. O encontro do Clube de Leituras Urgentes acontece neste sábado (22), na Casa da Leitura Augusto Stresser, às 14h.

Data: 22/6 (sábado)
Horário: 14h
Local: Casa da Leitura Augusto Stresser (Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Ingressos: Entrada franca
Classificação: 16 anos

Pavilhão Étnico é palco das apresentações da Mostra Paranaense de Dança

O espaço cultural do Memorial de Curitiba serve de palco alternativo para esta edição da Mostra Paranaense de Dança. O Pavilhão Étnico recebe apresentações de grupos participantes da mostra, neste sábado (22) e domingo (23). Com entrada livre e franca, as apresentações começam a partir da 13h30 e vão até 18h.

Data: 22/6 (sábado) e 23/6 (domingo)
Horário: 13h30 às 18h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Ingressos: entrada gratuita

Instrumentos não convencionais ditam apresentação do grupo infantil no Conservatório de MPB

O projeto “Domingo Onze e Meia” apresenta o grupo de musicalização infantil “Tique Taque Tá”, no Conservatório de MPB. Através da utilização de instrumentos nada convencionais, como talheres e copos plásticos, aliados à contação de histórias, o grupo aproxima o público infantil dos ritmos populares da música brasileira. O show acontece, neste domingo (23), às 11h30, na praça Jacob do Bandolim.

Data: 23/6 (domingo)
Horário: 11h30
Local: Conservatório de MPB de Curitiba, Praça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)
Ingresso: entrada gratuita