11.12.2015FCC recebe membros do Conselho Nacional de Políticas Culturais

Representantes paranaenses do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) foram recebidos, nesta sexta-feira (11), pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. Na oportunidade foram definidas estratégias de atuação conjunta entre os Conselhos Nacional e Municipal de Cultura.

Entre os temas discutidos na reunião estavam o fortalecimento do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Cultura, a criação de uma agenda permanente para troca de informações entre os conselhos, a criação de oficinas e seminários de capacitação dos representantes do Paraná para atuar na esfera nacional. Também foi traçado um plano de ação para Curitiba receber escritórios regionais do Ministério da Cultura e da Funarte no Paraná.

Estiveram presentes na reunião a representante da setrorial de artes visuais, Ilka Passos, José de Souza Neto (música), Luiz Henrique Silva Jacarelli (arte digital), Melissa Reiner (cultura afro-brasileira), Marcella Souuza (dança) e Marília Isfer Ravanella (design).

Sobre o  CNPC
O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Pauta final:
Foi apresentada a pauta do Fórum de Secretários de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas;
Reunião periódica entre os membros do CNPC e os coordenadores de linguagens e gestores regionais da FCC para articular as ações locais com as políticas nacionais;
Convite permanente aos membros do CNPC, com base ano Paraná, para participação das reuniões do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba;
Reuniões e canais para compartilhamento regular de informarções entre os membros do CNPC, a FCC e o Conselho Municipal de Cultura;
Realizar anualmente oficina de formação como os membros do CNPC, do Conselho Estadual de Culura e do Conselho Municipal.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC