14.05.2014FCC recebe delegados dos Pontos de Cultura

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba recebeu ontem, dia 13, os delegados dos Pontos de Cultura para discutir propostas que serão apresentadas na Teia Nacional 2014, que acontece em Natal-RN de 19 à 24 de maio. Após a reunião, ficou acertada a criação de um portal dos pontos de cultura. A ideia é que o site crie uma interação maior com as redes sociais, além de publicar boletins de divulgação.

De acordo com Cordiolli, a ideia é que os portais de cultura sejam vistos pela população e ganhem mais visibilidade seguindo a política cultural em andamento em Curitiba. ‘‘A cidade tem que conhecer os seus pontos de cultura’’ declara. Além das questões de divulgação a reunião também tratou de políticas de sustentabilidade e de um maior alinhamento e sinergia entre os pontos de cultura.

A teia municipal está pré-agendada para os dias 15 e 16 de agosto em local ainda a ser definido.

Sobre – O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil.

A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária, realizada a partir de chamamento público, em editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. Eventualmente, outras instituições públicas podem ser responsáveis pelo chamamento público.

Outras linhas de fomento a Pontos de Cultura também são possíveis: Pontos de Leitura, Pontinhos de Cultura, Pontos de Memória, Pontos de Bens Registrados como Patrimônio Imaterial.

Autor: Assessoria de Imprensa FCC