18.08.2014FCC promove seminário sobre inclusão da pessoa com deficiência em atividades culturais

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem nesta terça e quarta-feira (19 e 20), no Conservatório de MPB, o 3º Seminário sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Atividades Culturais. A abertura do evento acontece nesta terça-feira, às 14h, com um bate-papo sobre inclusão e dicas de convivência com Manoel Negraes, Coordenador de Políticas Públicas e Defesa de Direitos da Prefeitura de Curitiba e as psicólogas Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes e Fernanda Costa Peixoto Primo.

O evento dirigido para servidores municipais, estagiários que atuam na FCC e interessados da comunidade em geral terá palestras, apresentações de vídeos, dança e música e atividades que visam compartilhar as experiências de trabalho realizadas por profissionais junto às pessoas com deficiência como o projeto “Ver com as Mãos”, do Instituto Paranaense de Cegos, que oferece para jovens deficientes visuais a oportunidade de conhecer, apreciar e fazer arte.

3º Seminário sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Atividades Culturais
Datas: 19 e 20/08/2014
Local: Conservatório de Música Popular Brasileira/CMPB – Auditório
Endereço: Rua Mateus Leme, 66 – Esquina com a Rua Treze de Maio)
Horário: Das 14h às 18h
Inscrições: solicitar vaga pelo e-mail competencias@fcc.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone 3213-7537.

Data: 19 de agosto de 2014
14h – Abertura e Apresentação Cultural

14h15 às 15h50
Saberes e prática na Secretaria Especial dos Direitos da PcD – Bate-papo sobre inclusão, tipos de deficiência e dicas de convivência

16h00 às 17h0
Vivência: deficiência física, deficiência visual e deficiência auditiva com Bruno Pierin Ernsen – Psicólogo e Professor de Libras, Especializado em Educação Bilíngue para Surdos.
17h00 às 18h00
“Nós também vamos ao museu!”: um relato de experiência com os alunos do Projeto Ver com as Mãos com Diele Fernanda Pedrozo Santo

Data: 20 de agosto de 2014
14h00 às 14h50
“ Desenvolvendo habilidades através da arte" com Adriana de Oliveira Villar

14h50
Relato de experiência: “A orientação em dança do ventre para pessoa com deficiência-PcD” com Andrezza Beatriz de Oliveira

15h10 às 15h50 – Roda de Leitura para Cegos com Joseane Baratto
Das 15h50 às 16h00 – Intervalo
16h00 às 16h15 – Apresentação cultural
Das 16h15 às 18h00 – Exibição de documentário: O Centro de Criatividade de Curitiba como espaço de vivências criativas.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC