30.05.2011FCC promove ciclo de leitura sobre o Tropicalismo

A Fundação Cultural de Curitiba promove um ciclo especial de leitura sobre o Tropicalismo, um dos movimentos mais criativos e abrangentes da arte e da cultura brasileira no século 20. O ciclo “Tropicália – Leituras do Movimento”, sob a orientação da escritora Monica Berger, será realizado às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Casa da Leitura Augusto Stresser (Parque São Lourenço), e às quartas-feiras, no mesmo horário, na Casa da Leitura Dario Vellozo (Praça Garibaldi, 7).

Num total de 20 encontros semanais, os participantes vão conhecer o panorama em que se deu o movimento, de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos que antecederam e sucederam à explosão do Tropicalismo no Brasil. Serão feitas leituras de textos críticos (reportagens e entrevistas) e teóricos (ensaios), de trechos de peças teatrais e das letras das canções. Também serão exibidos vídeos e filmes.

De acordo com Monica Berger é possível dividir o movimento em três fases, que se subdividem nas áreas artísticas que pontuaram sua expressão no teatro, na música, nas artes plásticas, nas artes gráficas e no cinema. Serão apresentados o pensamento filosófico, artístico e comportamental de seus principais expoentes, em contraste com o contexto político, social e econômico do país.

Especialista em Literatura e Linguística, Monica Berger é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Universidade Federal de Ouro Preto.Tem alguns de seus poemas publicados pela revista Coyote, nas revistas eletrônicas Germina Literatura e Zunái. Recentemente lançou seu livro O Devorador de Quimeras.

 

Serviço:

Ciclo Especial de Leitura – Tropicália: Leituras do Movimento

Mediadora: Monica Berger

 

Casa da Leitura Augusto Stresser – Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700)

Início: 31 de maio de 2011 – todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30 (20 encontros)

Informações: (41) 3254-6802

 

Casa da Leitura Dario Vellozo (Praça Garibaldi, 7 – Centro Histórico)

Início: 1º de junho de 2011 – todas as quartas-feiras, das 14h30 às 16h30 (20 encontros)

Informações: (41) 3321-3268

 

Faixa etária: jovens e adultos

Entrada franca

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar