11.04.2014Família Queirolo comanda espetáculos no Circo da Cidade

Neste sábado (12), às 15h, o Circo da Cidade “Zé Priguiça”, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, recebe a comunidade com o espetáculo gratuito “Hoje tem Marmelada”, a cargo da Família Queirolo, que há mais de 120 anos encanta gerações com apresentações do circo tradicional. A arte da companhia, passada de pai para filho, traduz a magia circense para crianças e adultos.

As performances da Família Queirolo tomam conta do Circo da Cidade, durante os meses de abril e maio, com sessões às 10h e às 15h das quintas e sextas-feiras, dirigidas a estudantes de escolas municipais e também para participantes de entidades sociais de todas as Regionais da cidade. O público em geral tem a oportunidade de conferir o show, sempre às 15h dos sábados, igualmente com entrada franca.

Com a mensagem “o circo é o único lugar do mundo onde se pode sonhar de olhos abertos”, o espetáculo “Hoje tem Marmelada” começa com a exibição de um vídeo, contando um pouco da história da Família Queirolo. No picadeiro atuam os palhaços Chiquito, Chic Chiquinho, Gafanhoto, Piri, Paçoquinha, Remendão e Debi, além do malabarista Rodrigo Mello, sob a direção geral de Marilene Queirolo Buch. “A comicidade, uma das características do circo, é provocada principalmente pelo palhaço, que mostra o quanto é gostoso rir”, comenta a diretora. Para Marilene, “a arte circense leva as pessoas à superação de obstáculos e desafios inerentes à vida, estimulando a criatividade ao mesmo tempo em que entrelaça diversão, alegria e esperança”.

Oficinas – O Circo da Cidade “Zé Priguiça” também abriga outras atividades. Desde janeiro passado, a JL Espaço Arte comanda as oficinas circenses que movimentam o local. Reconhecida pela qualidade de seus profissionais, a companhia surgiu em 2010 com a proposta de divulgar o conhecimento nas áreas de teatro e dança, com ênfase na valorização da linguagem do circo. O grupo responde pelas oficinas de Técnicas Aéreas (trapézio fixo, tecido acrobático, lira e corda indiana), Técnicas de Acrobacia (acrobacias de solo, minitrampolim, pirâmide e acrobalance), Técnicas de Manipulação (malabarismo com bolas, aros, claves, diabolôs, swing, com fitas e bandeira, prato chinês, devil stick e bola de contato) e Técnicas de Representação, além da Oficina de Palhaço.

Dirigidas a alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e à comunidade em geral, as oficinas têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização. As aulas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. No total, 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 anos a 17 anos, frequentam os dois turnos, sendo que as atividades prolongam-se até o final do ano.

Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça”
Espetáculo “Hoje tem Marmelada”, com a Família Queirolo.
Sessões às quintas e sextas-feiras dos meses de abril e maio de 2014, às 10h e às 15h, dirigidas a alunos de escolas públicas e também para participantes de entidades sociais de todas as Regionais da cidade. Aos sábados, às 15h, exibições para a comunidade, com entrada franca.

Oficinas circenses ministradas pela companhia JL Espaço Arte, dirigidas a alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e à comunidade em geral. As aulas são gratuitas e ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h, prosseguindo até o final do ano.

Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC