03.05.2018Exposições mostram histórias em quadrinhos feitas em Curitiba

Berço de boa parte da produção de quadrinhos da capital paranaense, a Gibiteca de Curitiba recebe nesta sexta (4/5), a partir das 19h, as exposições 10 Anos Dogzilla e Editoras de Quadrinhos de Curitiba. As mostras ficam em cartaz até 4 de agosto nas duas salas de exposição da Gibiteca. A entrada é franca.

A mostra 10 Anos Dogzilla mostra trabalhos inéditos para comemorar uma década de história da editora e produtora de animação curitibana. Já a mostra Editoras de Quadrinhos de Curitiba apresenta um panorama das editoras de HQs da cidade, passando pela notória Grafipar, que foi uma das maiores no Brasil nos anos 70.

Essa mostra será na sala Noviski e conta com a participação das editoras Quadrinhofilia, Quadrinhópole, Ursereia, Manjericão, Lobo Limão, Mig Mag Produções, Estronho, UCM Comics, Bugio, Ursa Maior, Ink Blood Comics e La Gougoutte.

“A produção de quadrinhos de Curitiba é intensa. Nos anos 70, graças a Grafipar, a maior produtora de quadrinhos do Brasil, fomos responsáveis por muitos quadrinistas terem se mudado para cá fomentando a linguagem dos quadrinhos na cidade”, afirma o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco.

Para Fúlvio, essa efervescência nos quadrinhos culminou no surgimento da Gibiteca. “Esse espaço surgiu pelas mãos de Key Imaguire e teve como um de seus primeiros professores de quadrinhos o Cláudio Seto, o grande editor da Grafipar, surgindo assim um grande legado”, explica.

Panorama

De acordo com informações do coordenador da Gibiteca, atualmente Curitiba contabiliza mais de 250 títulos locais, dos quais mais da metade foi lançada nos últimos cinco anos. Em 2016, ano de Bienal de Quadrinhos de Curitiba, foram lançados 56 HQs.

Serviço: 10 Anos de Dogzilla e Editoras de Quadrinhos de Curitiba

Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)

Data de abertura: sexta-feira (4/5)

Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. As mostras ficam em cartaz até 4 de agosto

Horário da abertura: 19h

Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar