07.10.2015 Exposição Fundação Cultural em Cartaz será apresentada no UniBrasil

Alunos e professores do UniBrasil Centro Universitário terão oportunidade de conhecer um pouco da história da Fundação Cultural de Curitiba. A exposição Fundação Cultural em Cartaz – Mais de 40 Anos de História, organizada por Josina Melo, será inaugurada na próxima quinta-feira (8), às 18h, no hall do Bloco 7, com a participação da Banda Lyra Curitibana. Durante o período da exposição (até 28 de outubro), o libreto comemorativo da história dos 40 anos da FCC estará disponível no site da universidade.

Esta é a primeira vez que a exposição chega à comunidade acadêmica. Inaugurada em junho de 2014 na Casa Romário Martins, a mostra já foi exibida em diversos locais no centro da cidade e nas regionais. O circuito começou pela Galeria Ticcolor, seguiu para a sede da Prefeitura e depois percorreu seis regionais. O UniBrasil está na área de abrangência da Administração Regional Boa Vista. O contato foi estabelecido pelo núcleo da FCC na regional.

De acordo com Josina Melo, a exposição foi idealizada para homenagear os 40 anos de atividades culturais realizadas pela Fundação Cultural de Curitiba e seus funcionários. A exposição também homenageia funcionários pioneiros. Diversos artistas e fotógrafos fizeram parte dessa história, como o designer Ronald Dumke e o publicitário Dante Mendonça (primeiro diretor de arte da FCC). Nesta época, o núcleo artístico da cidade era o Teatro do Paiol, até hoje o símbolo da logomarca da instituição.

Destaques – Nesta exposição, o acervo do Museu do Cartaz está sendo exposto de forma inédita. “O Museu do Cartaz (atual Mapoteca) teve sua origem na coleção particular do produtor e diretor teatral Ailton Silva (Caru), cedida posteriormente à FCC. Na pesquisa realizada neste acervo foram selecionadas produções históricas que resgatam e divulgam o passado de fomento cultural, assim como as estéticas e técnicas pertinentes a cada década ou gestão”, explica Josina. Outro ponto em destaque na exposição está no resgate da memória dos funcionários com mais de 30 anos de casa, vários dos quais participantes do processo de pesquisa e produção da mostra.

Um dos focos da exposição são os espaços criados durante as quatro décadas de atuação do órgão e que estão representados através de 16 painéis fotográficos (1,30X60) que também relatam em imagens de cartazes e fotografias de época um passado artesanal e muito criativo. Esses painéis contemplam as experiências profissionais de diversos funcionários da FCC, como a jornalista Dinah Ribas Pinheiro, idealizadora do Jornal Mural, ou a bibliotecária Rosana Albuquerque, coordenadora dos festivais de poesia Perhappiness, e ainda o artista plástico Jair Mendes, diretor e mentor do segundo equipamento da FCC – o Centro de Criatividade, propulsor, na época, de inúmeros talentos ali despertados, como Elvo Benito Damo, Denise Roman, Andréa Las, Ana González, entre muitos outros.

Os textos de abertura da exposição e das legendas são da jornalista Maí Nascimento Mendonça (ex-diretora do Departamento de Patrimônio Cultural), atualmente atuando no setor de editoração da Prefeitura. A consultoria técnica ficou a cargo da artista plástica Ana González. A seleção inicial do material teve o apoio das funcionárias Denise Nasser, Zuleika Marge, Vivian Schroeder e Carla Bewing. A seleção final foi feita pelo artista plástico Jair Mendes (ex- funcionário da FCC) e Josina Melo. A exposição contou com o patrocínio da Ticcolor na impressão dos materiais expostos e com o apoio cultural do shopping Pátio Batel, que produziu os cinco mil libretos da exposição.

Serviço:
Exposição “Fundação Cultural em Cartaz – 40 Anos de História”
Local: UniBrasil Centro Universitário – Hall do Bloco 7 (R. Konrad Adenauer, 442 – Tarumã)
Abertura: 8 de outubro de 2015 (quinta-feira), às 18h, com apresentação da Banda Lyra Curitibana
Horário de visitação: até 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Entrada franca.