25.11.2013Evento pretende promover Curitiba como pólo de economia criativa do país

No próximo sábado, dia 30 de novembro, no Shopping Pátio Batel, a Escola de Criatividade e sua rede colaborativa de parceiros, lançam, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a marca do primeiro Festival Mundial de Criatividade do país.

Os participantes – empresários, educadores, pensadores e profissionais da economia criativa – irão debater com o público os melhores casos de criatividade e inovação no Brasil e no mundo, e discutir como aplicá-los aos negócios e à educação. O encontro também servirá para o planejamento de um evento maior sobre o tema, no futuro.

A ideia do evento, segundo os organizadores, é pensar a criatividade como fonte de soluções para os desafios e problemas globais de ordem empresarial, econômica, social e governamental.

Exemplos – A Escola de Criatividade se inspira em eventos internacionais na área para fazer de Curitiba um dos centros do debate e do movimento de empreendedorismo criativo. Os Festivais na Europa são um exemplo da difusão cultural, do conhecimento e da criatividade.

Só na Itália são 1,5 mil festivais por ano, com vários temas e em diversos locais, movimentando a economia, a cultura e atraindo turistas. O público chega até a 400 mil pessoas, como no Festival da Criatividade de Florença, na Itália, que reúne diferentes linguagens artísticas, o design e a arquitetura, e no qual estão envolvidos 40 países, mais de 1,6 mil expositores e 500 eventos.

Programação:
Dia 30 de novembro (sábado)

8h às 9h – Credenciamento

9h às 12h30 – Empreendedorismo criativo: Dez empreendedores apresentarão suas histórias, em 15 minutos cada.

13h45 às 16h – Roleta Talk: Chefs de cozinha contarão e debaterão sobre suas histórias de criatividade na gastronomia, suas mais recentes invenções e desafios.

16h30 às 18h30 – Provóquios: Debate de ideias misturando profissionais e formadores de opinião de diferentes perfis. Oportunidade para debater o tema da educação e das novas tecnologias e o desafio de estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo a nova geração.

18h30 às 20h – Papo de bar: Momento pra descontrair, conhecer pessoas e um desafio de geração coletiva de ideias livres para o Festival 2014.

24h – Show de Encerramento com Zé Rodrigo e banda

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Escola de Criatividade, pelo telefone (41) 3026-0222.

Autor: Imprensa/FCC