24.10.2014Espetáculo na Capela Santa Maria celebra os 80 anos de Henrique Morozowicz

Em clima de celebração, o Coral UTFPR traz a temática dos anos 1980 em seu concerto de homenagem aos 80 anos do compositor Henrique de Curitiba Morozowicz, na sexta-feira e sábado (24 e 25) no Espaço Cultural Capela Santa Maria. Henrique Morozowicz, ou simplesmente Henrique de Curitiba, nasceu em 1934, e estaria completando 80 anos este ano. O compositor faleceu em 2008 deixando um número expressivo de composições, sendo a música coral uma de suas prediletas. Muitas que foram executadas e até gravadas por corais estrangeiros. O coro UTFPR preparou algumas destas obras ao longo de 2014, e como resultado de uma intensa pesquisa, traz ao palco algumas músicas inéditas ou pouco conhecidas do compositor .

É o caso da obra Chega de Aumentos, escrita nos anos 1980, como forma de protesto contra os aumentos de preço abusivos daquela época – parece mesmo propícia nos dias de hoje. Com caráter cênico, faz os cantores transformarem-se em atores para dar expressão musical às ideias de Henrique.

“A Obra Coral de Henrique de Curitiba” é o título do livro organizado pela Doutora Glacy Antunes de Oliveira. Este livro é fonte obrigatória para quem quer conhecer o compositor curitibano. O livro contém vários tipos de composição para coro, desde temas folclóricos, música regional e popular, e também música sacra. Assim, o Coral UTFPR traz ao palco um pouco deste universo. O espectador poderá mergulhar e sentir, ora delicadas, ora súbitas e ousadas, as nuances musicais e o estilo peculiar de Henrique.

A direção musical é de Priscilla Battini Prueter, a direção cênica é assinada por José Brazil, e o acompanhamento ao piano por Brenno Lima; as participações da soprano Ana Vargas, do contrabaixista Martinho Lutero Klemann, do percussionista Samuel Petean, e também o Coral convidado da Universidade Positivo; todos estarão unidos para incrementar a grande festa dos anos 80, celebrando os 80 anos de Henrique de Curitiba Morozowicz.

Henrique de Curitiba Morozowicz – 80 anos

Coral UTFPR