29.08.2013Escritor Alberto Manguel conhece o programa "Curitiba Lê”

O mês de agosto foi especial para a Coordenação de Literatura da Fundação Cultural Curitiba. No final de semana em que foi realizado o Litercultura Festival Literário, o Palacete Wolf, sede da coordenação, recebeu a visita de importantes nomes da literatura nacional e internacional.

Entre os ilustres convidados esteve o escritor Alberto Manguel. Recebido pela Coordenadora de Literatura, Mariane Torres, pelo Diretor de Patrimônio da FCC, Mauro Tietz, e a diretora geral do Litercultura, Manoela Leão, o escritor conheceu o programa Curitiba Lê. O projeto despertou o interesse de Manguel, que acabou levando consigo uma versão em francês do programa, com a promessa de divulgá-lo fora do país.

A visita também abriu a possibilidade da FCC estreitar relações com responsáveis por programas de leitura na França, pelo intermédio de Alberto Manguel, o que possibilitará a troca de experiências sobre as ações de incentivo à leitura desenvolvidas nos dois países.

Sobre Alberto Manguel - Escritor e editor canadense, nascido na Argentina, onde fez seus primeiros estudos. Passou a infância em Israel, onde seu pai era embaixador argentino. Em 1968 transferiu-se para a Europa e, à exceção de um ano em que esteve de volta a Buenos Aires, onde trabalhou como jornalista para o La Nación, viveu na Espanha, na França, na Inglaterra e na Itália, ganhando a vida como leitor para várias editoras.

Em meados dos anos 70, aceitou o cargo de editor-assistente das Editions du Pacifique, uma editora do Taiti. Em 1982, depois de publicar The Dictionary of Imaginary Places (em colaboração com Gianni Guadalupi), mudou-se para o Canadá. Editou uma dúzia de antologias de contos sobre temas que vão do fantástico à literatura erótica.

Autor de livros de ficção e não-ficção, também contribui regularmente para jornais e revistas do mundo inteiro. Atualmente vive no interior da França, num antigo priorado transformado em residência onde instalou sua vasta biblioteca. Entre seus muitos livros publicados, citam-se: Uma história da leitura, O amante detalhista, A cidade das palavras e Lendo imagens.

Programa Curitiba Lê, saiba mais clicando aqui
Visite o site oficial de Alberto Manguel clicando no link www.alberto.manguel.com

Autor: Imprensa/FCC