12.07.2017Equipe da FCC fará remoção de pichações da Praça 19 de Dezembro

Uma equipe da Coordenação de Preservação e Conservação de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba realiza, a partir desta quarta-feira (12), o trabalho de remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro. A ação será realizada pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial do Paraná, que acionou empresas apoiadoras para fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos. 

Os produtos são fornecidos pelo Grupo OVD, detentor da marca VONDER, com alguns representantes da Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização da VONDER. Especificamente nos trabalhos na Praça 19 de Dezembro estão sendo utilizados três produtos da linha: o Removedor de Multipichação, o Limpador Desincrustante e o Impermeabilizante Óleos, todos desenvolvidos com fórmulas ecológicas e inovadoras, com pH neutro e a partir da nanotecnologia para a limpeza e proteção das superfícies de forma eficiente, sem danificar a obra original.

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses. Nele estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado e, no lado oposto, o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com 30 m de altura com o símbolo do Estado; a estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense e a Estátua da Justiça (a Mulher Nua), realizadas também por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo.

Campanha – A limpeza da praça faz parte da campanha “Pichação é crime. Denuncie”, que está sendo retomada pela Associação Comercial do Paraná com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros segmentos da sociedade organizada. No próximo domingo (16), a Associação Comercial promove uma ação simbólica de despiche das fachadas e portas de alguns estabelecimentos situados na quadra do edifício Barão do Serro Azul, sede da ACP, na área central da cidade. A iniciativa está inserida nas comemorações alusivas ao Dia do Comerciante.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar