09.02.2011 Ensaios das escolas de samba colocam a cidade em ritmo de Carnaval

As escolas de samba de Curitiba estão em pleno ritmo de Carnaval. Em alguns bairros da cidade, é possível ouvir de longe o repique das baterias e a animação que toma conta das quadras de ensaio. São quatro agremiações que concorrem ao título de campeã do Carnaval 2011, mais duas escolas do Grupo B e dois blocos carnavalescos. Quem quiser pode conferir a festa. Os ensaios são abertos ao público.

A Escola de Samba Mocidade Azul tem vários ensaios programados, mas domingo é o melhor dia, pois é o momento em que todos os componentes se reúnem. Quem for até lá verá a bateria completa e a performance dos três cantores do samba-enredo, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, dos passistas e destaques. “Só não verá as fantasias e alegorias, para não estragar a surpresa do desfile”, diz o presidente Altamir Lemos. A entrada para o ensaio é gratuita.

Um ambiente familiar com toda segurança é o que promete a Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, nos ensaios que são realizados nas noites de terça a quinta-feira, no Music Hall (Rebouças). “Temos muitas crianças entre os componentes”, conta a diretora Bárbara Muriden. Ela diz que os ensaios, de terça a quinta-feira, são para valer e todos se empenham muito, o que não impede que o público participe da festa. O ingresso custa R$ 3 e, para garantir a segurança, além da revista em homens e mulheres, há um limite de mil pessoas na lotação do espaço.

Os carnavalescos também tomam conta da quadra da Escola de Samba Leões da Mocidade, nas noites de quarta a sexta-feira. O ingresso custa R$ 5 para homens e é gratuito para mulheres. Além da animação do ensaio, o público pode conhecer os bastidores da produção. O barracão onde estão sendo produzidas as fantasias e alegorias fica próximo ao ginásio alugado pela escola para este período. “Quem quiser pode ir até lá e visitar. Estamos trabalhando direto, todos os dias, inclusive nos finais de semana”, convida o presidente Vilmar Alves.

O barracão da Leões da Mocidade é, aliás, um dos Pontos de Cultura de Curitiba. A escola concorreu a um edital e foi contemplada no final do ano passado, depois de cumprir os requisitos do convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura. As atividades do Ponto de Cultura “Escola do Samba”, como é chamado, estão começando, mas não vão se restringir ao período de Carnaval. Durante todo o ano, serão promovidas para a comunidade oficinas de artes carnavalescas.

Confira os locais, datas e horários dos ensaios das Escolas de Samba de Curitiba:

Escola de Samba Mocidade Azul

Local: Rua Waldemar Cavanha, 2.000 – Fazendinha, ao lado do Estádio de Futebol Algacy Túlio.

Quintas, sextas e sábados, das 20h30 às 23h. Domingos, das 17h às 21h.

Escola de Samba Leões da Mocidade

Local: Rua Anne Frank, 5.421 – Boqueirão, próximo ao Clube Esporte 2000.

De quarta a sexta-feira, das 20h às 23h.

Sociedade Cultural Carnavalesca Embaixadores da Alegria

Local: Rua Diomira Moletta Klemtz – Gunha Sports – Santa Quitéria, em frente ao Condomínio Residencial Paraíso das Flores.

De quinta a sábado, a partir das 20h.

Escola de Samba Acadêmicos da Realeza

Local: Rua Engenheiros Rebouças, 1.645 – Rebouças – Music Hall

De terça a quinta-feira, das 20h às 22h.

Escola de Samba Unidos de Pinhais

Local: Rua 24 de Maio, 1.000 – Bairro Estância Pinhais – Pinhais

De quarta-feira a domingo, das 20h às 22h30

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar