24.09.2013Empresas interessadas já podem aderir ao Vale-Cultura

O Ministério da Cultura anunciou ontem, 23 de setembro, a abertura do cadastramento das empresas interessadas em oferecer o Vale-Cultura aos seus funcionários. Qualquer pessoa jurídica que tenha empregados com carteira assinada pode aderir ao programa. Os beneficiados receberão um cartão magnético creditado mensalmente com R$ 50 para utilização livre em ingressos de cinema, teatro e shows, na compra de DVDs, livros e CDs ou no consumo de outros bens culturais.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, uma das metas essenciais do governo federal é impulsionar a fruição de bens culturais. "O Vale-Cultura cumpre a função de democratizar o acesso da população a tais bens. A prefeitura dará todo o apoio de consultoria para que as empresas da cidade possam aderir ao programa”, disse Cordiolli.

Para efetivar a adesão é necessário preencher o Formulário de Credenciamento de Empresa Beneficiária, presente no site do programa, fornecendo informações sobre a empresa e seu quadro funcional. É neste momento que o empregador deve escolher a empresa operadora do cartão Vale-Cultura com a qual deseja trabalhar. Até o momento, cinco já conseguiram credenciamento junto ao MinC: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ticket, Brasil Convênios e Banrisul.

O empregador deverá informar os dados dos funcionários que receberão o benefício diretamente à empresa operadora para a produção dos cartões. Os empregados que recebem até 5 salários mínimos devem ser atendidos prioritariamente, mas o benenefício pode ser estendido posteriormente a todo o quadro de funcionários da empresa.

As empresas de lucro real que aderirem ao Vale-Cultura poderão deduzir até 1% do imposto de renda para o abatimento das despesas com o benefício. Já as que utilizam o regime de lucro presumido ou Simples também poderão aderir ao Vale-Cultura, com a vantagem de que o valor do benefício não será tributado com encargos sociais, nem terá natureza salarial.

Para fazer o cadastramento e obter mais informações sobre o Vale Cultura visite http://vale.cultura.gov.br/

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: MinC

Compartilhe:

imprimir voltar