09.07.2018Em São Paulo, Camerata Antiqua de Curitiba mostra "Motetos de Bach"

Com o regente Luís Otávio Santos e acompanhada de solistas, a Camerata Antiqua de Curitiba executa "Motetos de Bach”, nas apresentações do Festival Campos do Jordão. Na Sala São Paulo, espaço mais conceituado do Brasil, o concerto acontece na quinta-feira (12/7) e na sexta-feira (13/7), no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

Essa turnê marca o terceiro ano consecutivo que a Camerata participa do Festival e marca também o retorno dos Motetos de Bach, que o grupo traz de volta ao palco depois de 12 anos – a última vez em que a Camerata apresentou essas obras foi em 2006, também sob regência de Santos.

Ajustes teatrais
O moteto é caracterizado por textos distintos para cada voz do coro e uma intensa mobilidade da orquestra. “Estão entre as peças mais difíceis e representativas de Bach, tanto pelo nível de densidade musical quanto pelo contraponto barroco, técnica que chega ao seu ápice nessas composições”, explica Santos. “São obras bastante bonitas e impactantes. ”

Embora essencialmente vocais, apresentadas algumas vezes sem nenhum acompanhamento, as composições sofreram ajustes.

Para os concertos o maestro vai utilizar novas formas de execução, o que deve tornar as composições mais envolventes. “Bach dedica esses motetos para dois coros e duas orquestras, que dialogam em estéreo”, explica. “É um jogral, bastante espacial, mas conseguimos deixá-la com um tom bastante teatral também. Vamos conseguir mostrar a obra de uma forma diferente. ”

Os seguintes músicos convidados e coralistas da Camerata participam na execução dos solos: as sopranos Naura Sant’Ana, Luísa Favero e Karolyne Liesenberg; os contraltos Ariadne Oliveira e Victor Lucas Bento; os tenores Alexandre Mousquer e Maico Sant’Anna e os baixos Cláudio de Biaggi e Norbert Steidl.

Turnê São Paulo
O violinista e coordenador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Francisco Freitas Jr. avalia as apresentações: “Acredito que estamos numa fase áurea da Camerata, tanto na performance, quanto no amadurecimento do grupo. E essas viagens só contribuem para fortalecer a nossa identidade e divulgar nosso trabalho”, avalia Freitas.

O desafio e responsabilidade de tocar em outros espaços e cidades foi destacado por Janete Andrade, coordenadora erudita do ICAC: “essa turnê é um reconhecimento artístico para o grupo, pois se estivesse em outro momento dificilmente poderia ter se apresentado nesses locais. Tocar em um Festival como o de Campos do Jordão e na Sala São Paulo, que é a meca da música erudita no pais tem um grande peso”, frisa Janete.

Camerata Antiqua de Curitiba
Fundada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina e a cravista Ingrid Seraphim, a Camerata Antiqua de Curitiba tem como mantenedora a Fundação Cultural de Curitiba. É formada por um coro e orquestra de câmara. O coro recebeu, por um grande período de tempo, a orientação técnica do maestro Gerard Galloway, e a orquestra, pelo violinista Paulo Bosísio.

Na sua trajetória, somam-se a gravação de oito discos (long plays) e seis CDs. Desde a fundação da Camerata, Roberto de Regina esteve à frente do grupo – hoje maestro emérito. De 1987 a 1988, a Camerata teve como regente titular, Lutero Rodrigues. De 2009 a 2011, o maestro Wagner Polistchuk foi o diretor artístico.

No repertório da Camerata figura a execução de obras dos grandes nomes da música erudita universal. Nos últimos anos, a CAC obteve também sucesso e reconhecimento em diversas estreias nacionais e mundiais, inclusive de obras comissionadas especialmente para o grupo. O coro da Camerata conta com 20 cantores orientados e com regência de Mara Campos, e a orquestra com 20 instrumentistas de cordas.

Serviço:
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba Turnê Festival de Inverno de Campos de Jordão

Regência Luís Otavio Santos

As apresentações acontecem nos dias:

Quinta-feira, 12/07 às 20h30, na Sala São Paulo – Sala de Concertos.
Endereço: Praça Júlio Prestes,
16 Luz – São Paulo.
Ingressos: R$20,00
https://festivalsaopaulo.byinti.com/#/ticket/

Sexta-feira, 13/07 às 20h30, no Auditório Cláudio Santoro, Campos do Jordão.
Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880
Alto da Boa Vista – Campos do Jordão – SP.
Ingressos: R$50,00
https://festivalcamposdojordao.byinti.com/#/ticket/

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar